Cianômetro monitora o azul do céu na Ljubljana

Você sabia que Ljubljana tem o seu próprio monumento, dedicado ao azul do céu? O cianômetro criado por Martin Bricelj Baraga é um monólito que mede o azul do céu e visualiza a qualidade do ar na cidade. Ele está localizado no Planalto Ajdovščina, na estrada Slovenska, em Ljubljana, a Capital Verde da Europa de 2016.

Um cientista com sede em Genebra Horace Benedict de Saussure, que inventou cianômetro em 1789, inspirou o artista Baraga para seu novo monumento de arte. O original era uma ferramenta circular simples com 53 tons de azul com a qual Saussure documentava sistematicamente o azul do céu. Ele concluiu que a cor azul é influenciada tanto por umidade e pela quantidade de partículas suspensas na atmosfera.

O cianômetro toma a forma de um monólito que é de concepcão e estética simples. É tanto um monumento, quanto um software que recolhe periodicamente imagens do céu. Reúne dados, que são atualizados a cada hora e os envia simultaneamente para um arquivo on-line, fazendo o cálculo do índice de poluição.

Alimentado por painéis solares, o cianômetro é uma entidade auto-sustentável. Um instrumento que aumenta a consciência sobre a qualidade do ar, usa energia verde e tecnologia de código aberto. Juntamente com os dados de qualidade do ar, o site do cianômetro documenta as mudanças em nosso ambiente. Confira o site oficial e siga os dados medidos qualquer momento que você gosta!

O cianômetro é um novo monumento da série Nonument, que é uma série futurista e sci-fi de instalações utópicas e objetos em espaços públicos, criada por Martin Baraga. Estará na estrada Slovenska até o final de 2016.