Cinco destinos de acampamento que valem a viagem

Visitar lugares onde não há estrutura de hotéis e manter contato íntimo com a natureza são algumas das vantagens apontadas pelos turistas que acampam pelo Brasil. Na proximidade de praias paradisíacas, no pé de serras e montanhas ou à beira de cachoeiras, cânions e lagos podem ser vistos espaços especialmente montados para receber barracas. A boa notícia é que destinos brasileiros das cinco regiões brasileiras oferecem locais para campings, segundo matéria publicada pelo Ministério do Turismo.
Quem vai acampar pela primeira vez deve estar preparado para variações climáticas e lembrar de levar itens básicos como produtos de higiene, repelente e talheres, além, é claro, da barraca, canivete e lanterna. Por mais modernos que sejam os equipamentos usados, deve-se estar atento que uma barraca não terá o conforto de uma pousada ou hotel e que é necessário planejar a alimentação. A presença de um guia de turismo e a formação de grupos de viagem também ajudam na organização e na segurança do passeio.

Dados do Ministério do Turismo mostram que 77% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses o farão dentro do Brasil. Para ajudar na escolha do destino, o MTur preparou dicas de locais para acampar nas cinco regiões do país:

Região Sudeste: Serra do Cipó (MG)
Distante 100 quilômetros de Belo Horizonte e 77 quilômetros do Aeroporto de Confins, a região é famosa pelas cachoeiras e rios. O local abriga ainda 40 sítios arqueológicos. Nos fins de semana, as mais de 100 pousadas da região – com estrutura e preços bem variados – costumam ficar lotadas e o movimento no comércio e demais atrativos turísticos também é intenso. Áreas de camping, restaurantes, lojas de artesanato, locadoras de bicicletas e empresas especializadas em ecoturismo completam a estrutura que atende aos visitantes.

Região Centro-Oeste: Chapada dos Veadeiros (GO)
O Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, localizado entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul, possui centenas de nascentes, cursos d’água e rochas com mais de um bilhão de anos. Turistas podem acampar na Vila de São Jorge, onde fica a porta de entrada do parque, ou em cidades próximas como Alto Paraíso de Goiás. A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades nas imensas paisagens da Chapada. O parque foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Região Norte: Jalapão (TO)
Entre os atrativos mais procurados do Jalapão destacam-se a Cachoeira da Velha, uma queda d’água em forma de ferradura de aproximadamente 100 metros de largura e 15 metros de altura e as Dunas – cartão postal composto por areias finas e alaranjadas que chegam a 40 metros de altura. O visitante também pode conhecer os povoados do Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos, e a Cachoeira do Formiga, uma nascente de água verde-esmeralda. Outro atrativo são os Fervedouros com águas transparentes nas quais é impossível afundar. Dentre as espécies encontradas, algumas típicas do Cerrado, estão a onça-pintada, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro e a capivara.

Região Nordeste: Chapada Diamantina (BA)
Reduto de belezas naturais, a Chapada abarca uma diversidade grande de fauna e flora. São mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras, além de espécies animais raras, como o tamanduá-bandeira, tatu-canastra, porco-espinho, gatos selvagens, capivaras e inúmeros tipos de pássaros e cobras. A cachoeira da Fumaça – segunda mais alta do Brasil com 340 metros de altura – é uma das mais visitadas da região.

Região Sul: Parque da Cachoeira (RS)
Localizado no município de São Francisco de Paula a 18 quilômetros do centro da Cidade de Canela, o parque é uma propriedade privada com fins turísticos e oferece cachoeiras e piscinas. Com boa infraestrutura para camping, o local é muito procurado durante a alta temporada, por isso é recomendável fazer reserva com antecedência. O parque conta ainda com opções esportes de aventura como rapel e escalada que podem ser contratados com guias locais.