Ciudad Vieja: Conhecendo o centro de Montevidéu

A capital uruguaia é uma cidade muito fácil de ser conhecida. Se, assim como eu, você optar por um hotel no centro da cidade (clique no link para ler a dica) você fará grande parte das atrações turísticas locais a pé. Essa é uma boa maneira de explorar o Centro de Montevidéu, também conhecido como Ciudad Vieja.

Comece seu roteiro pelo Teatro Solis, o mais importante e imponente centro cultural de Montevidéu. Construído em 1856, o local oferece um visita guiada com horários que variam conforme a época do ano (clique no link para verificar a disponibilidade). Em 1998 um grande incêndio fechou o teatro para reformas e só foi reaberto em 2004.

teatro-solis-montevideu

Logo em frente você encontrará a Praça da Independência, ponto central de Montevidéu e coração da Ciudad Vieja. Um dos locais mais interessantes é a Puerta de la Ciudadela, única parte ainda remanescente da fortificação feita pelos espanhóis para proteger a cidade de invasores portugueses e ingleses. A muralha foi demolida no século XIX, porém a porta ainda permanece de pé e é um dos pontos ais fotografados do centro de Montevidéu. No centro da praça está um monumento em homenagem e logo abaixo dele o Mausoléu de José Artigas. O acesso é gratuito e o lugar imponente é sempre vigiado por dois guardas em posição de respeito.

Ao redor da praça é possível ver alguns dos prédios mais icônicos do centro de Montevidéu. O principal deles é o Palácio Salvo. Desenhado pelo arquiteto italiano Mario Palanti, foi inaugurado em 1928 e por muitos anos seus 27 pisos e 95 metros representavam a torre mais alta da América do Sul. Foi construído onde antes era a Confeitaria La Giralda, lugar onde Gerardo Matos Rodríguez apresentou o tango uruguaio mais famoso do mundo: La Cumparsita. Outro prédio importante é o Museu da Casa do Governo, que apresenta através de tecnologia multimídia os presidentes uruguaios. Há também objetos pessoais doados pelos familiares das pessoas que ocuparam o mais alto cargo político do país.

centro-de-montevideu

Na região da Ciudad Vieja você ainda encontrará importantes museus de Montevidéu. Destaco dois que valem muito conhecer: O Museu Torres Garcia, com importante acervo de um dos principais artistas uruguaios, e o Museu dos Andes 1972, que conta a história de um dos principais acidente aéreos do país.

Nossa viagem para Montevidéu teve os apoios do hotel Esplendor by Wyndham Cervantes, do chip internacional Mysimtravel e do Ministério do Turismo do Uruguai.