Bar do João, em São Paulo, é eleito a melhor “Comida di Buteco” em 2017

A noite da última terça consagrou o Bacalhau da Dona Arminda como a melhor “Comida di Buteco” em 2017. A entrega do prêmio ao Bar do João, de São Paulo, aconteceu na última terça, durante a festa que reuniu os 20 finalistas do prêmio, cada um representando a sua cidade como vencedor da etapa regional. O Maior Viagem esteve presente na premiação e pode experimentar o prato vencedor.

O Comida di Buteco aconteceu entre os dias 14 de abril e 14 de maio, quando 520 butecos de todo país concorreram ao título de melhor buteco de sua cidade. O tema para a criação do tira gosto desse ano foi “Cereais”, ingredientes presentes em todo o Brasil com sua variedade e versatilidade. Durante esse período, o público e três jurados por buteco visitaram os bares concorrentes e deram suas notas. No mês de maio foram anunciados os melhores de cada cidade, que passaram a concorrer ao título de melhor buteco do país. Em junho, um novo comitê de jurados escolhido pelo concurso conheceu os vencedores de cada uma das 20 cidades e deram suas notas, apuradas pelo Instituto Vox Populi. Para garantir completa isenção, cada um dos campeões foi visitado por um jurado da própria cidade, e dois outros oriundos de outros estados, tendo assim tanto a visão local quanto a externa.

Os grandes campeões nacionais foram anunciados durante a festa de terça. O terceiro lugar ficou com Bar Chopp Tuim, de Porto Alegre – bicampeão do concurso em Porto Alegre, é um dos butecos mais tradicionais da cidade. O petisco foi o Navegar é Preciso (Bacalhau às natas com lula defumada, gratinado com torradinhas e parmesão). Campeão da primeira edição nacional, o Bar do David, no Rio, ficou dessa vez com o vice campeonato. O petisco do bar carioca foi o Saudosa Maloca (Bolinhos de milho com queijo recheados com carne seca ao molho de azeitonas). Mas o grande campeão foi o Bar do João, de São Paulo – o bar foi fundado em 1994 e está na segunda geração de administração familiar. O Bacalhau da Dona Arminda (Lombo de bacalhau desfiado com quinoa, linhaça, cebola roxa, tomate e azeitona preta, servido em rodelas de pães regados com azeite de ervas e temperos especiais) foi feito em homenagem a uma senhora que o seu João conheceu a chegar ao Brasil.