Começa hoje a edição carioca do Comida di Buteco 2018

Com a chegada do mês de abril é hora de festejar a cultura do botequim com o Comida di Buteco no Brasil. De 13 de abril a 13 de maio, 58 butecos participam da 11ª edição carioca da saborosa disputa no Rio de Janeiro, fortalecendo o buteco como um dos mais importantes ícones da cultura brasileira.

O concurso criado em 2000 tem como missão transformar vidas através do resgate da cozinha de raiz, consequentemente gerando mais de 6 mil empregos. Este ano, em todo o Brasil, são quase 600 butecos participantes, presentes em 21 cidades das 5 regiões brasileiras, tendo Florianópolis como nova cidade participante. Após a primeira etapa, onde serão conhecidos os campeões de cada cidade, será eleito pelo terceiro ano consecutivo, o Melhor Buteco do Brasil.

No Rio de Janeiro, o Comida di Buteco conta com o patrocínio da Amstel, Dona Benta, Mc Cain, Getnet, Mastercard, Trident, Zero-Cal e Unisuam. Nesta edição carioca, o concurso contará com a participação de 58 botecos na disputa de melhor buteco da cidade. O Comida di Buteco contará com representantes das mais diversas regiões da capital fluminense, como Zona Sul (13), Centro/Zona Portuária (5), Zona Oeste (8), Tijuca/Zona Norte (23), Paquetá (2) e também da Baixada (7). Todos os petiscos devem ter valor de até R$25,90.

O Maior Viagem foi convidado a conhecer em primeira mão alguns dos petiscos elaborados para o concurso. Pudemos experimentar os petiscos que serão servidos em alguns estabelecimentos, entre eles o campeão do ano passado, Bar do David no Leme, que para esse ano criou o “Maritimidade”, uma cestinha folhada com frutos do mar ao alho e óleo. Outros quatro petiscos que experimentei foram de estreantes no concurso: Bar do Gallo com seu bolinho de carne recheado feito com pão francês, cujo nome é uma homenagem à filha dos donos do local “Maraliz”; do Limão com Mel, o “Promessa de Joelho” feito com ajoelhado na caminha de repolho fuçando a cambuquinha de farofa; o “Maré Cheia” do Bodega do Sal, bolinhos de sardinha acompanhados de pesto de coentro; e o “Bur-teco” do Cevina, que é uma polenta em forma de pão com mix de carne (costela no bafo, pernil ao forno e moela cozida), queijo, cebola e bacon.

comida di buteco inauguracao

Outro buteco participante bem tradicional é o Baixo Araguaia em Jacarepaguá. Esse ano ele irá concorrer com um prato que se chama “É uma brasa, mora!”, uma combinação saborosa que vem toda do braseiro, o forte da casa. Trata-se de um pão de alho com ervas, combinado com macia carne que vem recheada de queijo mineiro, tipo canastra temperado com ervas e pimenta.

O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando 4 categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Então, o que está esperando para curtir o roteiro gastronômico pelos butecos cariocas? A lista completa dos participantes e seus petiscos – não só no Rio, mas em todas as cidades – está disponível no aplicativo do Comida di Buteco e no site oficial do Comida di Buteco.