Dicas vegetarianas na Europa

Para os vegetarianos viajar sempre se torna um pouco mais complicado, afinal é um desafio a mais procurar opções para se alimentar durante a viagem. Pensando nisso, conversamos com o diretor de marketing da Comissão Europeia de Turismo, Miguel Gallego, que preparou uma lista com nove pratos em nove diferentes destinos na Europa que farão a viagem dos vegetarianos ficar ainda mais deliciosa.

heljdijaA torta de Montenegro

Embora o país seja mais conhecido por seus pratos com carne, há opções vegetarianas ecléticas. Ao visitar a bela Baía de Kotor com seus belos fiordes, experimente a folhada heljdija, uma torta de trigo sarraceno, geralmente, servida no café da manhã ou no almoço. Depois prove uma variedade de queijos como o skroup e o Kolasin.

Ensopado croata

A cozinha mediterrânea da Croácia traz deliciosas opções vegetarianas. A menestra é uma sopa cremosa de erva-doce que fica melhor ainda se apreciada na ilha de Losinj, um paradisíaco destino no Mar Adriático. Outras comidas leves incluem trufas, ensopado sheperd de feijões e uma variedade de azeites saborosos para acompanhar um vinho Babic.

Bulgarian Shopska salad_©Anton RomanovSalada Shopska na Bulgária

A Bulgária é o paraíso dos vegetarianos. Nas áreas rurais do país crescem inúmeros legumes frescos e deliciosos que chegam até a culinária local. Experimente uma salada Shopska, que é uma mistura leve de tomates romanos, pepino e pimenta cobertos com queijo feta. Ou aproveite um dos pratos mais populares do país: a Tarator. Esta sopa de pepino é preparada com iogurte, pepinos, endro, nozes moída e temperos.

Café da manhã vegetariano na Estônia

Apenas a algumas horas de Helsinque, na Finlândia, está a vizinha Tallinn, na Estônia. Pequenina, a sua cidade velha está listada como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Lá peça por uma leivasupp, uma sopa doce feita com maçãs, pão preto e canela.  A gastronomia do país traz fortes reminiscências às raízes teutônicas, com pratos com muito repolho, batata e pães.  No café da manhã, peça o indefectível kama, uma mistura de grãos muito apreciada na região.

Panquecas de abóbora na Letônia

Na Letônia, há três refeições vegetarianas que são uma mais deliciosa do que a outra. Primeiro, experimente o pão de centeio autêntico da fazenda, incrementado com grãos integrais e muito sabor. Depois prove algumas panquecas vegetarianas de abóbora ou batata acompanhadas de uma salada de beterraba com feijão, couve ou quinoa. Certifique-se de reservar um espaço durante sua viagem para uma tigela da famosa sopa letã de feijões.

ColdRedBeetSoupTraditionalLithuanianCuisine_© Lithuanian State Department of TourismSopa de beterraba na Lituânia

A verde e bela Lituânia, com seu centro histórico em estilo barroco da Europa tombado como Patrimônio Universal pela ONU, é o lugar ideal para saborear uma sopa gelada de beterraba conhecida como saltibarsciai, que é um mix de beterrabas, leitelho (também conhecido como buttermilk), ovos cozidos e pepinos.

Batatas com cerveja na Veneza Belga

Bruges, a 97 quilômetros de Bruxelas, na Bélgica, é conhecida por a “Veneza Belga” pelos seus canais que a rodeiam. O seu pequeno centro medieval é um dois lugares mais românticos. Além das batatas, os biscoitos Jules de Strooper e o queijo “Brugge” são imperdíveis.  E, é claro, degustando uma “Brugs bier”, cerveja belga.

tortilla españolaGazpacho e tortillas na Espanha

A Espanha possui uma das mais diversificadas culinárias de todo o mundo. Em um país que cada região tem suas próprias especialidades, o gazpacho (sopa fria com tomate, pepino, alho) tem diversas variações: Gazpacho da Andaluzia, o de Extremadura, o de Castilla e o de La Mancha. Outro prato bem típico é a tortilla, basicamente, feita de ovos e batatas.

Aspargos na Alemanha

Um lugar conhecido pelas salsichas, cerveja e pretzels, a Alemanha, também oferecem opções vegetarianas de sabor único. Vegetais cozidos no vapor como aspargos e couves-de-bruxelas são imperdíveis, com seus sabores e óleos suculentos. Pratos com batatas da região e pães assados também são a base para a maioria das refeições.