Como é viajar de Copa Airlines na Business Class

Quando se viaja de Business Class a expectativa pelo serviço em geral aumenta, mas independente da classe que você estiver voando é preciso lembrar que a companhia aérea é uma prestadora de serviço que tem que te atender da melhor maneira possível, afinal você pagou por aquele serviço. Hoje contarei como foi viajar na business class da Copa Airlines, definitivamente uma das piores experiências que já tive.

Quem me acompanha sabe que tenho viajado sempre na classe executiva e já experimentei diversas companhias aéreas. A comparação entre elas é inevitável, mas para escrever um review sobre o serviço levo em consideração também o valor cobrado por ele. Claro que companhias aéreas que cobram mais caro seus bilhetes costumam entregar um serviço de melhor qualidade, mas não é por apresentar um preço mais competitivo que uma empresa pode oferecer um serviço de qualidade baixa. Essa não foi a minha primeira experiência ruim, mas a business class da Copa Airlines na rota Rio-Cidade do Panamá foi muito abaixo do esperado.

A começar pelo atendimento em terra que não se mostrou nem um pouco propício a ajudar o cliente. Sei que minha reserva inicial era diferente, mas tive que fazer a mudança do destino final por conta do furacão que devastou algumas ilhas caribenhas. Pois bem, por mais que estivesse solicitando algo diferente do padrão, o que mais me chamou a atenção ao pedir para retirar a minha bagagem na Cidade do Panamá onde seria a escala foi que cada integrante da equipe da Copa Airlines me dava uma resposta diferente. No atendimento ao consumidor por telefone me foi dito que bastaria eu pedir a retirada na hora que fizesse o check-in, já no balcão de atendimento me foi dito que não sera possível fazer esse pedido prévio, mas que ao chegar na Cidade do Panamá poderia pedir a qualquer funcionário que pegariam a mala. Minha surpresa foi maior quando na Cidade do Panamá fui atendido com muita má vontade pelo pessoal de terra que obviamente não resolveu o meu problema.

Mas se apenas essa questão tivesse sido o problema, minha experiência na business class da Copa Airlines teria sido bem melhor. O problema é que a bordo o serviço também deixou muito a desejar. A rota é feita com aviões antigos, que ainda tem a classe executiva em modelo ultrapassado. Para se ter uma ideia, as poltronas não são do tipo leito. Com o ultrapassado esquema de tobogã, elas só inclinam mais que as poltronas da classe econômica, mas continuam sendo extremamente desconfortáveis para dormir. Além disso, o espaço entre as poltronas é apertado também, se tornado desconfortável para pessoas mais altas. Em tempos em que as cabines das business class evoluem cada vez mais é impressionante que uma companhia aérea ainda apresente esse tipo de serviço.

copa-airlines-business-class

O atendimento a bordo também foi menos individualizado dos que tenho observado nas minhas viagens em outras companhias aéreas. A gastronomia é muito abaixo do que costumamos encontrar em business class, com pouca variedade, sabor questionável e serviço feito em carrinho e não de forma personalizada. O sistema de entretenimento a bordo também é precário, bem como o kit de amenidades.

Ou seja, para quem paga por um serviço mais caro buscando conforto e atendimento, a business class da Copa Airlines é muito abaixo do esperado e precisa melhorar muito para se tornar competitiva com as das outras companhias aéreas.

Resumo

Conforto: As poltronas são em tobogã o que é extremamente desconfortável.

Atendimento: Atendimento abaixo do esperado para uma business class.

Facilidades: Kit amenidade e sistema de entretenimento simples.

Alimentação: Menu de comidas e carta de bebidas simples, serviço poderia ser mais caprichado.