Como economizar combustível na próxima viagem

Já falamos o quanto o Brasil tem diversos destinos perfeitos para quem gosta de viajar de carro. Mas para a viagem não sair fora do planejado, e o gasto com combustível acabe se tornando uma dor de cabeça que estrague as férias, conversamos com João Filho, chefe de engenharia da Ford na América do Sul, que nos deu dicas importantes de como economizar combustível em sua próxima viagem.

Primeiro aproveite as belas paisagens no percurso e não se preocupe em pisar fundo para chegar logo ao seu destino. Apreciando as paisagens, sempre atento a direção, você gastará menos combustível, já que um estudo feito pelo instituto Natural Resources Canada, mostrou que aumentar a velocidade de 100 km/h para 120 km/h pode gastar até 20% a mais de combustível. Também acelere e frei suavemente, já que uma condução agressiva gasta muito combustível – até 15% a mais segundo o mesmo instituto. João lembra que o sistema de injeção eletrônica corta a emissão de combustível ao motor quando o acelerador está liberado.

Observe a rotação dos motores. O tacômetro, conhecido popularmente como conta-giros, fica no painel do carro e indica as rotações por minuto (identificadas pela sigla rpm) do motor. Há, para cada marcha, a rotação mais adequada. Quanto mais o motor ficar fora do giro indicado, maior será a quantidade de combustível utilizado. No manual do veículo, também há a recomendação da velocidade ideal para fazer as trocas de forma mais eficiente. Outra maneira de economizar combustível é desligando o carro sempre que ele estiver inativo por mais de 60 segundos, por exemplo, quando se estaciona para esperar alguém. Manter o automóvel parado, com o motor ligado, por mais de 60 segundos, consome mais do que desligar o motor e ligá-lo novamente.

É importante estar com manutenção do carro em dia e fazer as revisões recomendadas no manual do proprietário. A troca do óleo do motor e os filtros de ar e de combustível de acordo, na quilometragem indicada, são imprescindíveis, bem como o alinhamento da suspensão do veículo. Calibre os pneus, já que a pressão dos pneus abaixo do indicado no manual do proprietário faz o motor trabalhar mais e, consequentemente, há maior gasto de combustível. Isso é ocasionado pelo aumento da área de atrito do pneu com o solo. Por fim, evite carregar coisas desnecessárias. O peso da bagagem interfere no consumo de combustível. Dados da pesquisa canadense apontam que o consumo pode aumentar em até 1% a cada 25 kg carregados.

Siga essas dicas do João Filho, economize no gasto do combustível e gaste seu dinheiro de uma maneira muito melhor aproveitando a sua próxima viagem.