Como fazer Gin? Aprenda os segredos da bebida em Bristol

A paixão dos britânicos pelo Gin vêm de longe. Começou na Idade Média e por muitos anos a bebida esteve entre as mais consumidas na terra da Rainha. Por isso, o número de destilarias espalhas pelo Reino Unido é grande. Além de degustar a bebida, ao visitar algumas delas irá descobrir como fazer gin e até produzir o seu próprio. Foi o que fiz em Bristol, na Psychopomp Micro-Distillery.

Indo viajar? Faça a sua reserva de hospedagem clicando no banner acima e, sem pagar nada mais por isso, garanta a melhor opção e ajude a manter o Maior Viagem sempre te atualizando com dicas de viagens

Leia também: Pontos instagramáveis em Bristol que você precisa conhecer

Apesar de ter sido apresentado ao mundo pelos ingleses, o gin tem sua origem na Holanda. O próprio nome da bebida é derivado no nome do zimbro em holandês: genever

Francisco de la Boie, médico e professor estava pesquisando uma fórmula medicamentosa para amenizar problemas renais. Em uma das tentativas, ele juntou zimbro ao destilado de cereais.  Eis que nasce o primeiro gin da história. O que ele não imaginava é que a descoberta passaria a ser consumida inclusive por quem não sofria de nenhum tipo de enfermidade.

Mas foi durante a Guerra dos Trinta Anos que os soldados ingleses espalharam através de seus soldados a bebida pelo continente. O objetivo da bebida, nesse caso, era espantar o frio. No entanto, os combatentes continuaram degustando o destilado, mesmo depois de voltarem para casa. 

O sucesso foi tão grande que em 1730 Londres já tinha mais de 7 mil pontos de venda da bebida. Mas em 1736 a coroa britânica chegou a pensar em proibir a venda da bebida por conta dos altos índices de uso abusivo. Não foi a única época que o assunto veio a tona. Entre 1729 e 1751, o Parlamento britânico promulgou leis para combater o consumo de gin. A bebida passou a ser vendida de forma clandestina, ganhou o mundo e reverteu a imagem para o glamour em que hoje é encontrada por todo o planeta.

Mas muita gente se pergunta como fazer Gin. De fato não é das tarefas mais difíceis. Basta redestilar álcool com botânicos aromáticos – o zimbro é obrigatório. Mas essa alquimia de misturas gostos e sabores é de fato apreciada no Reino Unido. Fazer um bom gin não é tão difícil, mas misturar bem os ingredientes é um pouco intrigante.

Porém, em minha viagem para o Reino Unido a convite do Visit Britain tive a oportunidade não só de aprender como fazer Gin, mas também de produzir o meu próprio. A Psychopomp Micro-Distillery até oferece só degustação, mas o workshop de gin é mais imperdível.

Calma, você também degustará a bebida. Aliás, será recebido com um delicioso Gin Tônica enquanto recebe uma aula sobre a história da bebida e explicações sobre como fazer gin. Depois há a oportunidade de sentir o aroma de um grande número de botânicos e escolher quais colocará na mistura para o seu gin.

Uma maneira descontraída de passar uma tarde em Bristol e você ainda levará o seu gin, que você inclusive escolherá o nome, para casa. Tem maneira mais divertida de aprender como fazer gin?

Nosso editor viajou a convite do Visit Britain e ficou hospedado no The Bristol Hotel.