Dicas de como usar o wi-fi com segurança nas férias

A férias chegaram e com as redes sociais bombando ninguém quer ficar desconectado durante a sua viagem. No Brasil os pacotes de dados das operadoras ajudam nessa conectividade, mas no exterior a melhor opção é comprar um chip internacional para se manter online o tempo todo (clique no link para comprar o seu e, sem pagar nada mais por isso, ajude a manter o Maior Viagem sempre atualizado). Mas, mesmo assim, utiizar o wi-fi é uma maneira importante de postar tudo que está acontecendo, inclusive gastanto menos o pacote de dados. Mas é preciso saber como usar o wi-fi com segurança para evitar uma dor de cabeça na volta!

Cada vez mais pontos de acesso à internet Wi-Fi de forma livre e gratuita são oferecidos pelas cidades, principalmente, em cafés, aeroportos, shoppings, restaurantes, hotéis e, até mesmo, em algumas praças públicas. Mas, as redes públicas de acesso à internet gratuita, se estiverem desprotegidas, são alvos fáceis para os hackers acessarem todo o conteúdo do seu dispositivo móvel e roubarem dados pessoais ou financeiros. Então é preciso ter cuidado!

Como não é possível garantir se o estabelecimento que fornece o Wi-Fi livre tem uma política de segurança adequada, conversamos com Sylvia Bellio, especialista em infraestrutura de TI da IT Line Technology, que nos deu dicas de como usar o wi-fi em segurança em locais públicos:

  1. Certifique-se com um funcionário do local o nome correto da rede oficial do estabelecimento, pois hackers costumam criar redes com nomes similares para confundir e fazer as pessoas se cadastrarem por engano na rede deles.
  2. Desabilite a opção conectar-se automaticamente as redes Wi-Fi, para não correr o risco de acessar uma rede mal-intencionada.
  3. Use senhas elaboradas para proteger seu acesso às contas e equipamentos. É recomendado atualizá-las periodicamente.
  4. Digite a senha propositalmente “errada”, na primeira vez, para verificar se o site aponta o erro. Caso isso não ocorra, desconfie.
  5. Proteja seu equipamento de ataques virtuais, instale um bom antivírus e, se possível, adquira também um firewall. Faça sempre que necessário as atualizações solicitadas pelo sistema. Elas corrigem falhas que tornam os programas mais vulneráveis.
  6. Em locais púbicos procure desabilitar o compartilhamento de arquivos e impressoras.

Com essas dicas os riscos diminuem bastante e você pode curtir a viagem sem se preocupar com problemas futuros. Aproveite e marque #MaiorViagem em suas fotos no instagram para que possamos acompanhar tudo!