Pesquisa do comportamento do viajante pós-pandemia revela retorno breve

Quem acha que os viajantes vão demorar a cair na estrada podem estar enganados. Pesquisa feita pelo grupo Accor sobre o comportamento do viajante pós-pandemia, com 2.253 pessoas em São Paulo, revelou o desejo de retomar as viagens o mais rápido possível. Quatro em cada dez entrevistado (42%) pensam em viajar nos próximos meses, até setembro.

Além disso, 18% pretendem voltar a estrada entre outubro e novembro e 17% entre dezembro e janeiro do próximo ano. Vale ressaltar que isso é uma perspectiva e pode mudar conforme estiver a pandemia do novo coronavírus. Mas, de qualquer maneira, anima o setor tão duramente atingido pelo isolamento social, pois demonstra uma disposição em viajar tão logo seja seguro.

As viagens de trabalho, como esperado, devem ter grande importância no comportamento do viajante pós-pandemia no primeiro momento da retomada. Mais de um quarto (28%) acreditam que sua primeira viagem será profissional. Mas, ao contrário do que se esperava, que as primeira viagens seriam mais próximas, 25% já pensam em ter a sua primeira viagem um destino internacional.

Uma estratégia que deve ser utilizada e buscar destinos ligados a natureza, já que 18% revelaram que pensam em um destino de praia e 9% em ir para serra ou interior. De qualquer forma, a viagem com mais gente será a opção da maioria, talvez pela saudade de estar com quem gostamos. A maioria (61%) disse que irá viajar em família ou com o companheiro e apenas 29% dizem que viajarão sozinhos.