Confira a lista de atrações turísticas que vetaram o uso do “pau de selfie”

Mais dois museus no mundo baniram os paus de selfie: o Palácio de Versalhes, na França, e da National Gallery, em Londres. Eles se juntaram à lista crescente de atrações turísticas a tomar essas medidas.Usados para melhorar as fotos de viagem, os paus de selfie são criticados por pessoas que acreditam que eles atrapalham os demais e são potencialmente perigosos.

Veja alguns lugares que limitam o equipamento.

 

Brasil

Estádios de futebol baniram os paus de selfie por poderem ser usados como armas em potencial em brigas de torcida, afirma a polícia. Nos desfiles de carnaval no sambódromo do Rio de Janeiro eles também não foram permitidos.

Em São Paulo, o MASP (Museu de Arte de São Paulo) não permite entrar com tripés ou paus de selfie.

O Museu de Arte Moderna (MAM), localizado no Ibirapuera, também não autoriza o uso do acessório. Segundo a instituição, a medida é para proteger as obras, e os visitantes podem deixar os bastões em um guarda-volumes na entrada. A Pinacoteca do Estado também veta o equipamento.

O MAM do Rio de Janeiro é outro museu brasileiro que não permite o acessório por questões de segurança.

 

França

Assim como Versailles, o museu do Louvre baniu os paus de selfie. O Centro Georges Pompidou também proibiu o acessório, mas enquanto isso está avaliando o que fazer sobre o fenômeno, segundo o jornal “Le Monde”.

O Musee d’Orsay, de arte impressionista, proíbe não só os paus de selfie mas também qualquer fotografia em seu interior.

 

Itália

O Coliseu, em Roma, baniu os paus de selfie no último mês como uma medida de segurança, tanto para o ambiente quanto para os 16 mil visitantes que vão diariamente ao monumento de 2 mil anos de idade. “Centenas de bastões sendo manipulados ao mesmo tempo pode se tornar perigoso”, afirmou o porta-voz do Coliseu, Christiano Brughitta.

Duas turistas americanas foram presas  depois de escrever seus nomes na parede do Coliseu – e depois tirar uma foto com pau de selfie.

 

EUA

Os museus Smithsonian em Washington proibiram os paus de selfie. Câmeras e fotos ainda são permitidas, mas tripés, monopés e bastões de selfie, não. A instituição afirma que é uma medida preventiva para proteger os visitantes e os objetos em exposição.

Outros museus americanos que baniram os paus de selfie são o Art Institute of Chicago, o Detroit Institute of Arts e, em Nova York, o Museum of Modern Art (MoMa) e o Metropolitan Museum of Art.

 

Áustria

O Albertina, um dos melhores museus de Viena, proíbe os paus de selfie.

 

Reino Unido

Além da National Gallery, alguns times de futebol ingleses baniram os paus de selfie dos estádios.

O National Portrait Gallery, adjacente à National Gallery, permite o acessório, mas afirma que “qualquer objeto que possa se provar incômodo pode ser retido no dia a dia”. O British Museum diz que está revisando sua política em relação aos bastões.

 

China

O Museu do Palácio na Cidade Proibida, um dos recintos mais visitados pelos turistas em Pequim, restringiu o uso deste dispositivo ao considerar que pode ser um incômodo para outros visitantes e perigoso para os objetos expostos no museu.

Vários museus em Wuhan, capital da província de Hubei (centro da China), começaram a exigir a seus visitantes que registrem seus paus de selfie antes de entrar nas instalações.

Segundo explicou o chefe de segurança do Museu de Arte Hubei, sua principal preocupação é a segurança das obras de arte do museu, por isso que também proibiram os paus de selfie, da mesma forma que o Museu de Nanjing (leste da China).

 

(Foto e fonte: G1)