Você conhece a Cidade dos Profetas?

Você sabe qual é a Cidade dos Profetas? Ela fica em Minas Gerais, a apenas 70 km de Belo Horizonte. Congonhas ficou famosa pelas imagens dos 12 profetas, esculpidas por Aleijadinho e foi onde o Barroco Mineiro alcançou seu apogeu. Famosa por integrar o circuito do ouro, a cidade desperta a curiosidade, especialmente por abrigar um dos mais belos conjuntos arquitetônicos do Brasil.

A cidade é considerada perfeita para o turismo e lazer porque reúne arte, história, culinária e beleza num só lugar. As famosas imagens dos 12 profetas feitas em pedra sabão e tamanho real, são visitadas anualmente por milhares de turistas de toda parte do mundo. Elas se encontram no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Além dos profetas, num percurso de apenas duzentos metros, no cedro dos Passos da Paixão, estão concentradas outras 66 imagens que também compõem o mais esplêndido conjunto de arte barroca do mundo.

Seis capelas que compõem o Jardim dos Passos, em frente à basílica, representam a via Sacra, com belíssimas imagens esculpidas em cedro também por este grande artista barroco. Em 1985, todo este conjunto foi tombado pela Unesco e transformado em patrimônio cultural da humanidade. Outros atrativos religiosos do município são a Romaria, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Igreja do Rosário. Fugindo um pouco do roteiro de igrejas, vale a pena conhecer o Museu de Congonhas, Museu da Imagem e Memória e o Parque da Cachoeira.

O Museu de Congonhas abriga importantes acervos que tratam das manifestações da fé no passado e no presente, como a coleção Márcia de Moura Castro, formada por ex-votos e santos de devoção; a coleção de livros do Fábio França, que é referência no Brasil sobre o barroco, a arte e a fé; além das réplicas e cópias de segurança dos profetas de Aleijadinho. Além disso, o espaço apresenta programação com espetáculos musicais, de dança e teatrais, mas também para a produção de conhecimento, com a realização de conferências, seminários, oficinas e cursos diversos.

Lançado em março de 2017, o Circuito Cultural dos Museus de Congonhas abrange todo o eixo histórico de Congonhas, sendo ele a Romaria, o Museu de Congonhas, o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, o Museu da Imagem e Memória, a Igreja de São José, a Estação Ferroviária, o Cine Teatro Leon, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Ideal para quem quer explorar bem a região e conhecer a fundo a Cidade dos Profetas.