Conhecendo o Tiergarten: o pulmão de Berlim

Impossível visitar Berlim e não se surpreender com o gigantismo do Tiergarten. Apesar de ser o segundo maior parque da cidade, sua localização privilegiada faz dele um queridinho dos moradores e turistas da capital alemã. Com 210 hectares é um convite para passear de bicicleta (recomendo como a melhor opção para conhecer), caminhar (embora rodar ele todo a pé seja cansativo) ou simplesmente descansar vendo o movimento por seus jardins. Mas o Tiergarten tem também algumas atrações bem interessantes para visitar.

Claro que a primeira atração é o Portão de Brandemburgo, onde o parque começa. Talvez o mais símbolo de Berlim é o início de seu percurso pelo Tiergarten e de onde se tem uma boa visão do gigantismo do parque. A outra atração, também impossível de não ser contemplada é o Siegessäule – Coluna da Vitória que ocupa bem a parte central do parque. Construído inicialmente no Reichstag para comemorar as vitórias militares da Prússia sobre a Áustria, Dinamarca e França, foi transportado depois para o local atual. É possível subir os 285 degraus estreitos que levam até o observatório do topo, de onde se tem uma vista impressionante de Berlim. Nesse trajeto você poderá ver miniaturas de vários monumentos importantes de outros países. Visitá-lo é sempre lembrar da clássica cena do filme “Asas do Desejo” onde o anjo Damiel usa a estátua de bronze da Vitória como ponto de observação.

tiergarten-1

Outro ponto interessante é o Schloss Bellevue (Palácio Bellevue) que é a residência oficial do presidente da Alemanha. Encomendado por Augusto Fernando, irmão mais novo do Rei Frederico II da Prússia, foi concluído em 1786 para ser palácio de recreio real, já que o Tiergarten era originalmente lugar de caça para os Reis da Prússia. Vale conhecer também o Kongresshalle, que hoje abriga a Casa das Culturas do Mundo, onde acontecem exibições e eventos interessantes. O seu design com telhado curvado chama bastante a atenção e foge um pouco do padrão quadrado da maioria dos prédios de Berlim. Bem ao lado fica o Carillon, uma torre de 42 metros de altura com 68 sinos que foi presente de Daimler-Benz AG por ocasião do 750º aniversário da cidade. Todos os domingos entre maio e setembro, e também nas datas comemorativas, os sinos tocam concertos com arranjos de obras clássicas e canções populares. Depois das apresentações, é possível visitar a torre.

tiergarten-2

Outro local imperdível é o Memorial de Guerra Soviético, erguido em 1945 para lembrar os soldados do Exército Vermelho vitimados na II Guerra Mundial. A estátua do soldado soviético no topo da coluna central foi feita para homenagear o sargento Dimitri Petrenko, que liderou as tropas até o Reichstag e fincou a bandeira russa no topo do prédio.

memorial-de-guerra-sovietico-tiergarten

Além desses pontos interessantes, permita-se passear pelos jardins do Tiergarten e aproveitar um pouco do clima local, principalmente se for durante o verão. É nessa época que os berlinenses costumam lotar os gramados para pegar sol, fazer piquenique, ler um livro ou simplesmente ver o movimento.

Ao planejar a sua viagem para Berlim garanta atrações imperdíveis e ingressos para pontos turísticos na cidade com desconto e faça também a sua reserva de hotel clicando nos links. O Maior Viagem te ajuda com a sua viagem e você nos ajuda a manter o site sempre atualizado!