
Conhecendo Petra, a cidade rosa!
Um dos lugares mais fascinantes que já conheci, Petra (Jordânia) é uma das novas sete maravilhas do mundo. E ao chegar no sitio arqueológico e se deparar com a beleza e imensidão de suas construções fica fácil entender porque esse destino fascina tanto os viajantes. Explicar a sensação de conhecer Petra é complicado, mas uma certeza absoluta é que a cidade merece ser visitada. Mais do que isso, minha sugestão é que fuja das day trips para Petra (normalmente reservam pouco tempo para explorar tata coisa interessante) e reserve dois dias para fazer com calma e ainda ter a oportunidade de conhecer Petra by Night, um passeio igualmente impressionante.
A cidade de Petra foi fundada por volta de 312 a.C pelos Nabateus, uma tribo nômade árabe, e se tornou em um ponto estratégico nas rotas que transportavam incenso, mirra e especiarias para o Oriente Médio. Mas sua beleza acabou ficando esquecida por muito tempo, até que em 1812 o explorador suíço Johan Ludwig Burckhardt a redescobriu. Hoje é sem dúvida a principal atração da Jordânia e muito comumente visitada a partir de Israel já que está próxima à fronteira desse país. Apelidada de “Cidade Rosa”, devido a cor das pedras, é famosa justamente pela sua arquitetura esculpida nas rochas.
Visitar Petra é um momento único para qualquer pessoa. Mas é preciso estar disposto a caminhar bastante para conhecer tudo que a cidade oferece. São mais de 5 quilômetros com túmulos, templos, teatros e muita coisa que certamente irá te surpreender. A imagem mais comum sobre Petra é o Treasury (Al-Khazneh), até por conta dos inúmeros filmes que o usaram como locação, mas esse é apenas o começo de uma viagem no tempo e de descobertas igualmente interessantes. Além disso, só para chegar em Petra é preciso disposição para uma longa caminhada, ou pagar as charretes que levam turistas até o local. Mas garanto que quem optar por andar poderá não só economizar (uma das coisas irritantes é o tempo todo ser abordado pelos locais tentando te empurrar os animais como transporte e cobrando caro por isso) como já começar a apreciar o local, já que ao longo do Siq, um estreito com mais de 1 quilômetro de comprimento, é possível apreciar uma paisagem linda e já alguns resquícios de construções da época antiga, como o complexo sistema de água da cidade.
Após um caminho cansativo, mas igualmente lindo, a entrada na cidade de Petra é impactante. Os paredões de rocha abrem espaço e revelam o Al-Khazneh (que significa tesouro). Esculpida na pedra, com 30 metros de largura e 43 de altura para ser o túmulo de um importante rei nabateu, é certamente a imagem mais famosa de Petra. Passar um tempo apreciando essa verdadeira obra de arte arquitetônica, reparando em cada um dos seus detalhes (existem visitas com guias que sempre ajudam a ver melhor cada parte das construções de Petra), e claro tirando muitas fotos para registrar esse momento único é apenas o ponto de partida para muito mais coisa que você poderá conhecer. A partir desse ponto existem diversos caminhos para percorrer Petra (todos bem identificados no mapa oferecido na bilheteria de acesso ao sitio arqueológico), e o que definirá qual escolher será seu tempo e disposição, já que existem caminhos mais longos e detalhados e outros que passam por todas as atrações, mas sem chegar tão perto de cada uma delas.
Outras tumbas também são destaque na visita a Petra, desde as mais comuns destinadas à população em geral, até as mais bonitas que ficam no alto das montanhas, destinadas aos nobres da época. Há também o Templo do Jardim, o Anfiteatro, o Antigo Mercado, o Morro do Camelo Sentado e o Monastério. Esse último requer bastante disposição, já que fica no final de Petra e para chegar ainda é preciso encarar uma subida grande (escadaria de 800 degraus). Não consegui encarar a subida até lá, mas as fotos gentilmente cedidas pelo Blog Papo de Turista mostram que quem tiver disposição deve conhecer.
Leia também:
Amei as dicas, estou em Eilat e ia fazer um bate volta em Petra, lendo suas dicas resolvi voltar em uma oitra.oportunidade e me hospedar em Petra.
Oi Rose, que bom que você mudou de ideia. Realmente fazer o Petra by Night é muito bom!
Otavio, que incrível essa viagem! Parabéns pelo blog e obrigada pelas dicas!
Irei pra Aqaba em outubro e quero muito visitar Petra. A melhor forma de chegar é de taxi, né?
E par conhecer as ruínas e monumentos que vc mostrou nesse post, qual valor do ingresso? como faço pra comprar?
Obrigada
Oi Tayla, obrigado pela mensagem.
Eu aluguei um carro pq é um pouco distante. E também pq queria dormir por lá para ir no Petra by Night que acontece em alguns dias da semana. O valor atualizado eu não sei, mas você compra o ingresso facilmente no local. Inclusive pode optar em ter um guia, que eu fiz, e foi ótimo.
Beijos e boa viagem!
Otavio, muito legal! Ir de carro também parece ser uma boa ideia. Vc gostou da experiência de dirigir por lá? é seguro? há estacionamento na entrada do sítio arqueológico de Petra?
OI Tayla.
Foi interessante dirigir lá sim, a estrada é bem tranquila. Tem como estacionar próximo. Como ficamos no hotel que fica em frente a entrada estacionamos no próprio hotel.
Minha irmã e eu estamos indo em março para israel e jordania
Vamos de carro por Israel até Eilat
Vc acha seguro viajar pela jordania de carro?
Estou em dúvida se pego excursão até Amã , ou se posso fazer tudo por conta própria
É seguro?
O que recomenda?
Obg
Eu fiz tudo por conta própria e não tive problemas. Apenas não pode entrar na Jordânia de carro vindo de Israel.
Em Eilat peguei um taxi até a fronteira, do outro lado peguei um taxi até a cidade mais próxima e lá peguei o carro alugado.
Beijos
Muito bacana suas dicas.
Iremos a Petra em Janeiro, partindo de Eilat, gostaria de saber se tudo bem irmos com o nosso carro, (são apenas 2 horas de viagem) tudo o que pesquisei diz sobre fazer esse passeio com agencia de viagem.
Como nao conhecemos a fronteira com a Jordânia, você poderia esclarece se é possível entrar na Jordânia com meu carro, sem guia, ou se é imprescindível o guia, e qual o valor do ingresso para o sitio arqueológico, pensamos em ir bem cedo e passarmos o dia inteiro por lá, agora, depois de ler seu post, quem sabe passar uma noite também.
Obrigada!
Mari
Olá Mari,
Você não pode entrar na Jordânia com seu carro, mas pode deixar estacionado do lado da fronteira de Israel e do outro lado pegar um taxi até a cidae mais próxima e alugar um outro carro lá.
Sugiro ficar uma noite sim, mas fique atenta para ver se é um dia que tem Petra by Night. Tem um post específico a respeito aqui no site.
Beijos
Acompanhei essa trip pelo Stories do Maior Viagem, e achei incrível tudo que vcs viveram por lá. Viagem linda e super dicas para seguir!
Adorei acompanhar a viagem. Vi no instagram que vocês foram com um guia de viagens, foi isso? Vocês podem passar o contato dele?
Obrigada.
Oi Camila, fizemos a nossa viagem sozinho, mas contamos com um roteiro personalizado cheio de dicas da Travel Hunter que nos ajudou muito.
Segue a página: http://www.travelhunter.com.br/
Parabéns, pessoal. O Post ficou muito bacana! Pedra realmente é um destino surpreendente.
Eu amei conhecer, uma das melhores partes da viagem!
Impossível não lembrar do Indiana Jones! Lindas fotos! Vocês dormiram lá onde? Recomendam? E o passeio foi feito de forma independente ou com agência de turismo?
Beijinhos
Lily
Tem que dormir em Petra, pra fazer com calma e também para conhecer Petra by Night. Fizemos o passeio por nossa conta mas pagamos um guia oficial e foi ótimo que ele foi explicando tudo em detalhes. O guia pode ser contratado na hora que compra os ingressos.
Essa viagem foi incrível mesmo!
Foi maravilhosa! Petra é um destino fantástico!