Uma lista de costumes da Rússia para não fazer feio na Copa do Mundo

Se tem um destino que deverá receber milhares de turistas em 2018, incluindo muitos brasileiros é a Russia. A sede da próxima Copa do Mundo da FIFA é um destino bastante diferente e, assim como outros países, possui particularidades que podem parecer estranhos para nós, mas são comuns para os russos. Por isso preparamos uma lista de costumes da Rússia para você não fazer feio ao visitar o país durante a Copa do Mundo.

Para se manter a salvo e evitar embaraços fique atento a essa lista de onze costumes russos que você deve conhecer antes de visitar o destino. O primeiro é esquecer o “Ei, Psiu” ou assovio na hora que for chamar alguém. Comum aqui no Brasil, por lá esses são hábitos para chamar cachorros. Nem precisa explicar a confusão que isso pode causar, não é mesmo? Aliás, quando você for se referir a alguém na Rússia, especialmente se você quiser demonstrar respeito ou ela estiver em uma posição hierárquica superior, é importante falar o nome e o sobrenome. Uma curiosidade é que por lá o sobrenome é composto pelo nome do pai acrescido do final ovna/evna para mulheres ou ovitch/evitch para os homens.

Uma dica para quem tem tatuagem pode ser escondê-la com roupas se possível. Apesar disso estar mudando gradativamente, ainda hoje há muitos moradores do país que associam as tatuagens ao fato de a pessoa ter sido presa. Você não deverá ter nenhum tipo de problema com a sua tatuagem, mas não estranhe se os olhares forem de desconfiança, principalmente dos russos mais idosos.

Com tanta coisa interessante para conhecer por lá e ainda os jogos da Copa do Mundo da Russia, você não terá muito tempo para assistir TV. Mas, se ao chegar ao hotel você quiser assistir algo enquanto descansa poderá ser um problema. Os russos valorizam bastante a sua língua e fazem questão de que a população tenha acesso a ela mesmo nas produções internacionais que são exibidas na TV. Assim, dificilmente você vai encontrar canais no país que apresentem shows ou filmes com legendas. A ampla maioria da programação é dublada em russo – o que pode dificultar as coisas na hora que você quiser assistir ao noticiário local.

Se fizer algum amigo russo por lá e for conhecer a sua casa preste atenção nesta dica: Tire os sapatos antes de entrar na casa. Esse costume não é muito estranho para os brasileiros, pois muitas pessoas seguem a regra de tirar o calçado antes de entrar em casa. Porém, os russos levam essa regra bastante a sério. É um costume das famílias russas usar um tapochki, uma espécie de sandália feita para ser utilizada somente dentro de casa. Já se você encontrar lá aquele morador (a) interessante, tome muito cuidado com a quantidade de flores que você estará dando. Segundo as tradições locais, um número par de flores deve ser dado apenas em velórios. Já para aniversários, casamentos ou encontros românticos a quantidade deve ser um número ímpar. Curioso, não é mesmo?

Algumas outras dicas são garantir logo a sua reserva de hotel na Rússia comparando diversas opções e preços através deste link. Aproveite e garanta o seu chip internacional e receba em casa antes de sair do Brasil. Em um país com tanta diferença cultural, além de poder registrar tudo nas redes sociais, ter acesso a internet pode te ajudar em muitas horas. Para uma viagem tão importante, comece desde já também a poupar dinheiro em um cartão pré-pago da Confidence para ter suas finanças em dia e aproveitar a viagem para a Copa do Mundo da Russia da melhor maneira.