Coronavírus: Quais os assentos mais seguros no avião?

Quais os assentos mais seguros no avião em tempos de coronavírus? Com as companhias aéreas ampliando cada vez mais a retomada da malha aérea, fica cada vez mais próximo a data que voltaremos a viajar. Mesmo quanto nos sentirmos seguros pra isso, teremos algumas novas preocupações após esse tempo de isolamento social. Pensar em um assento mais seguro é uma dessas questões.

Vale ressaltar porém que saber os assentos mais seguros no avião não é garantia de que não há risco de contágio, por isso todas as outras medidas como o uso de máscaras a bordo são necessárias para evitar ser contaminado pelo novo coronavírus. Algumas companhias aéreas estão bloqueando o assento do meio, que aumenta o distanciamento entre os passageiros, mas não sabemos ao certo por quanto tempo manterão esse posicionamento.

Mas na hora de escolher onde viajar dentro da cabine, algumas dicas podem te ajudar a ter mais proteção. Um estudo de 2018 da Universidade de Emory (Estados Unidos) concluiu que existem maneiras de diminuir o risco de doenças contagiosas. Segundo o levantamento, os assentos mais seguros no avião são os próximos a janela, já que nessa localização há 5 vezes menos contato com outras pessoas do que no corredor.

Mas vale ressaltar que ele está mais próximo da fuselagem da aeronave e que, por mais que as medidas de limpeza tenham sido aumentadas pelas companhias, o contágio por contato é grande. Ou seja, o passageiros não deve encostar o rosto, prática comum para descansar no voo. Inclusive deve ser cada vez mais comum ver passageiros higienizado seu próprio assento ao embarcar. Mas atenção ao material do assento. Por exemplo, se for tecido não deve higienizar o assento, já que ficam úmidos e isso aumenta a proliferação do vírus.

Caso as opções na janela estejam esgotadas, ao escolher o assento do corredor evite os mais próximos ao banheiro, local onde há mais aglomeração nas aeronaves.