Coronavírus: Costa Cruzeiros acaba de cancelar temporada na América do Sul

Depois de anunciar mudanças em suas escalas na Itália, a Costa Cruzeiros acaba de cancelar o restante da temporada na América do Sul. Essa é a media mais drástica tomada por uma companhia marítima por conta da pandemia do novo Coronavírus na região. Lembrando que estamos na metade da temporada de cruzeiros na América do Sul.

Saiba todas as informações sobre o novo Coronavírus e o mercado de turismo

Atualizado às 19h*
Atualizado às 19h30**

Em comunicado enviado a imprensa, a Costa Cruzeiros antecipa o término de sua temporada brasileira 2020 e anuncia a interrupção das operações de cruzeiros na região a partir do dia 17 de março. Com isso, os cruzeiros a bordo do navio Costa Fascinosa com embarques programadas para os dias 17, 23 e 31 de março e 6 de abril de 2020 estão cancelados. O roteiro de travessia Brasil-Itália, com saída em 14 de abril, também não ocorrerá.

A companhia já está em contato com os hóspedes e as agências de viagens afetadas por essas mudanças, oferecendo créditos para a realização dos cruzeiros em outro período. A Costa Cruzeiros informa ainda que a decisão não altera a programação da Costa Cruzeiros para a temporada 2020/2021 na América do Sul, cujo início está confirmado para novembro deste ano.

** No fim da tarde, durante a entrevista coletiva diária, o Ministério da Saúde determinou o cancelamento de todos os cruzeiros no Brasil (clique no link para saber mais a respeito).

* Mais tarde a empresa anunciou que está suspendendo voluntariamente as operações globais de seus navios, impactando as viagens que seriam realizadas até o dia 3 de abril. Os cruzeiros atualmente em atividade terminarão apenas para permitir que os hóspedes desembarquem e retornem aos seus locais de origem. Por enquanto, as datas programadas para retorno são: 3 de abril, navio Costa Magica (de Barcelona); 4 de abril, navios Costa Smeralda e Costa Pacifica; 5 de abril, navios Costa Luminosa e Costa Diadema; 8 de abril, Costa Fortuna; 10 de abril, navios Costa Favolosa e Costa Mediterranea; e 3 de maio, Costa Fascinosa.

Desde o início do surto do novo Coronavírus a armadora está tomando uma série de medidas para diminuir os impactos, adotando rígidos procedimentos de saúde para o embarque de passageiros no Brasil e no mundo.Todos os hóspedes, visitantes e tripulantes recebem um questionário médico específico de pré-triagem para melhor avaliar as condições para o embarque. Além disso, todas as pessoas que irão embarcar passam pelo processo de temperatura corporal: qualquer pessoa com uma temperatura corporal acima de 37,5 °C tem o acesso ao navio negado.