Coronavírus: Ministério da Saúde determina suspensão de todos os cruzeiros, mas volta atrás

A manutenção de um cruzeiro em isolamento no Recife (PE), depois de passageiros apresentarem sintomas que os colocaram como casos suspeitos do novo Coronavírus, parece ter chamado a atenção das autoridades brasileiras. Na coletiva de imprensa diária do Ministério da Saúde desta sexta (13/03), a pasta anunciou o cancelamento de todos os cruzeiros no Brasil por tempo indeterminado. Mas, após pressão dentro do governo, voltou atrás no dia seguinte (14/03)

Confira as informações sobre Coronavírus e viagem em nosso especial

Atualizado 14/03

Wanderson Kleber de Oliveira, secretário de vigilância do Ministério da Saúde, afirmou que a decisão se daria pelos cruzeiros serem ambientes de confinamento com muita proximidade entre os turistas, sendo “muitos deles estrangeiros”. Para o ministério a realização dos cruzeiros colocaria a vida de muitas pessoas em risco, ainda mais que a maioria dos frequentadores são idosos. A decisão seria válida enquanto perdurar a declaração de emergência. Antes a Costa Cruzeiros anunciou o cancelamento do restante da temporada na América do Sul (clique no link para ler mais a respeito).

Porém, pressionado pelo Ministério do Turismo, a comendação foi revogada. Em boletim oficial o Ministério da Saúde afirmou que o ajuste foi feito diante de sugestões recebidas, inclusive por estados e municípios. Mas, segundo informações divulgadas pela imprensa, uma ala do governo defendeu que a suspensão teria efeito bastante negativo no setor de turismo. Agora, ficará a cargo de cada autoridade local analisar caso a caso a liberação para cruzeiros.