Cota 200 Restaurante: ótima comida com um visual de tirar o fôlego

A visita ao Pão de Açúcar – um dos principais cartões postais da cidade do Rio de Janeiro – pode ficar ainda mais especial. Desde maio de 2015 no alto do Morro da Urca funciona o Cota 200, um excelente restaurante em um ambiente moderno e muito bonito. No último dia 19, em comemoração à Hora do Planeta – uma iniciativa mundial para enfrentar as mudanças climáticas -, o restaurante preparou um menu especial, e o Maior Viagem foi convidado a participar dessa deliciosa experiência.

O deslocamento até o restaurante já é uma grande diversão: chega-se somente de bondinho, e quem fizer a reserva antecipada não precisa pagar pelo ingresso.

Cota 200 3

O nome Cota 200 vem da expressão arquitetônica que delimita medidas e revela a altura do restaurante: exatos 200 metros acima do nível do mar. Com um incrível visual para a Baía de Guanabara, o projeto arquitetônico procurou trazer a linda paisagem para dentro dos salões. Um pé direito alto e fechado verticalmente por imensos painéis de vidros proporciona uma visão 180º para a Baía. É realmente muito bonito!

O grande salão é dividido ao meio por um bar, decorado com lindas flores e imensos lustres com pétalas de vidro. O mobiliário segue a linha moderna, com cadeiras confortáveis e mesas espaçosas. A cozinha é separada do salão por uma janela de vidro. Assim, quem quiser pode acompanhar o trabalho nos bastidores durante a elaboração dos pratos.

Cota 200 4

A cozinha é comandada pelo chef Luiz Edu Castro, que criou um cardápio variado, com base em ingredientes brasileiros pouco conhecidos do grande público. A adega, com mais de 200 rótulos, dispõe de vinhos renomados de diversas nacionalidades, selecionados pelo sommelier João de Souza. A carta de drinks, assinada por Davi Cavalcante, também merece atenção, com destaque para as criativas misturas com ingredientes típicos brasileiros.

Chegamos por volta das 20:20h. Às 20:30h, seguindo as orientações da Hora do Planeta, as luzes se apagaram e o ambiente ficou totalmente iluminado por luzes de vela, proporcionando um clima ainda mais bonito e aconchegante ao lugar. Nesse momento, passaram a servir um coquetel com canapés variados, drinks e bebidas em geral.

Cota 200 5

Aproveitamos para dar uma volta pela parte externa, ver a cidade de um outro ângulo e tirar algumas fotos do lindo visual. É realmente uma vista incrível!

Cota 200 6

Na volta ao salão, fomos surpreendidos com um pocket show de George Israel, saxofonista da banda Kid Abelha, onde ele improvisa solos de sax junto com música eletrônica. Muito bacana!

Cota 200 7

Às 21:30h as luzes se acenderam novamente e o jantar começou a ser servido. Em comemoração à Hora do Planeta, foi preparado um menu especial (entrada, prato principal e sobremesa) inspirado no conceito “Farm to Table“, onde os alimentos são produzidos em até 100km de distância do local servido (R$ 150/pessoa, sem bebidas). Além disso, para mostrar o apoio do restaurante no combate ao aquecimento global, o menu continha alimentos preparados com o mínimo de fonte de energia possível. Um conceito bem interessante.

De entrada foi servido um carpaccio de coração de pupunha com flores e vinagrete cítrico. Diferente, bonito e muito saboroso. De prato principal, serviram um filé de peixe assado embrulhado em folha de bananeira, acompanhado de batatas rústicas, cebolas, azeitonas, pimentões e alho. Uma verdadeira delícia! Para finalizar, a sobremesa foi outra boa surpresa: mini gateau de casca de banana com crispi de gengibre e sorvete de ganache. Uau!

Para acompanhar o jantar, pedimos uns drinks que estavam muito bem feitos: caipisakê de kiwi e outro chamado Cota 200.

Cota 200 8

O serviço é mais um ponto que merece ser destacado. O time é formado por garçons muito bem preparados e simpáticos, sempre preocupados em agradar o cliente.

Terminamos o jantar muito satisfeitos e felizes em saber que um dos principais pontos turísticos da cidade tem um algo a mais para oferecer. Sem dúvida, o Cota 200 Restaurante é uma ótima opção tanto para almoço, quanto happy hour ou jantar, não só para turistas, mas também para os cariocas. Valeu a pena conhecer!

 

Endereço: Av. Pasteur, 520, Urca – Rio de Janeiro. Tel: 2543-8200.

Horários: domingo, segunda e terça, das 12h às 20h; quarta, quinta, sexta e sábado das 12h à meia noite.