O que fazer em Cunha no feriado de Corpus Christi

Visitar Cunha no feriado de Corpus Christi, de 26 a 29 de maio, é reunir culturas e tradições de três países em uma viagem só. Nessa charmosa cidade de bom gosto, cercada pela Serra da Bocaina, em São Paulo, os viajantes podem conhecer verdadeiros campos de lavanda francesa, visitar ateliês de cerâmica japonesa e tomar uma autêntica cerveja alemã. E como se não bastasse, a gastronomia é surpreendente e há pousadas sustentáveis premiadas pelo TripAdvisor.

O Lavandário e o Contemplário não oferecem apenas uma paisagem de tirar o fôlego, típica da Provença.  Lá, os visitantes podem experimentar quitutes à base de lavanda, como sorvete e pesto, além de adquirir cosméticos e outros produtos elaborados com o extrato da planta, como sabonetes e aromatizadores de ambientes.

Os ateliês de cerâmica são um show à parte, não só pela beleza das peças mas também pelo delicado processo da produção artesanal de cada uma delas. No Suenaga e Jardineiro, por exemplo, os proprietários ainda seguem o estilo japonês de queima e pintura e contam em detalhes o processo de produção para os visitantes que estiverem interessados.

Quem não abre mão de uma cerveja artesanal tem que visitar a cervejaria Wolkenburg, no topo de uma montanha, com direito a uma paisagem incrível da região e degustação. Na hora da fome, as especialidades são os pratos à base de shitake – há diversos produtores na região, garantindo o frescor do produto – e pinhão, outro carro-chefe da gastronomia de Cunha.

As dicas de hospedagem são as premiadas pousadas da cidade: Barra do Bié eleita a melhor pousada do Brasil pelo TripAdvisor, Quinta da SerraPousada dos Anjos que ganhou mais uma vez o selo EcoLíder Prata, classificação concedida aos hotéis que seguem padrões de sustentabilidade e a pousada Pouso Caminho das Artes que subiu um degrau no programa Ecolíderes do TripAdvisor e agora é bronze no quesito sustentabilidade.