Dez coisas curiosas que você não imagina que a França pode te oferecer

A França é um dos destinos mais procurados do mundo, especialmente a sua capital Paris. Mas, existem algumas coisas que as pessoas nem imaginam que você encontra no país e que podem te estimular a marcar uma viagem para lá assim que tudo isso passar. Confira a lista abaixo e se surpreenda.

Se você gosta de surfe, o sudoeste da França, em especial a cidade de Biarritz pode ser o seu destino. A charmosa cidade é lar de vários pontos de surfe, incluindo La Cote Basque. Situada no sopé dos Pirineus, a praia tem ótimas ondas tanto para iniciantes quanto para os mais experientes. Já se você é adepto de um esporte menos radical, a França sediou o Ryder Cup de golfe, nas cercanias de Paris. Vale lembrar que o esporte fará parte do programa olímpico de 2024 que acontecerá na cidade francesa. Há também opções na Provence, onde está o Terre Blanche Hotel, que já foi eleito pela Golf World UK como o melhor resort de golfe da Europa.

Falando na Provence, provavelmente a primeira imagem que vem a sua cabeça são os campos de Lavanda. Mas você encontra nessa lindíssima região francesa o segundo maior Canyon, atrás apenas do Grand Canyon (EUA). O Verdon Gorge é um desfiladeiro fluvial na região de Provence-Côte d’Azur. Por lá os visitantes podem caminhar, alugar caiaques ou escalar rochas. Outro destaque são os parques nacionais. Entre as 11 opções pelo país há o Mercantour, perto da fronteira com a Itália, onde você pode encontrar milhares de esculturas em pedra antigas da Idade do Bronze; ou Les Calanques, nos arredores de Marselha, onde você pode alugar um barco para explorar as fendas e enseadas de calcário.

Um país reconhecido pela sua gastronomia, tem “emprestado” da Alemanha o Pretzel. Na região da Alsácia ele é conhecido como Bretzel. A massa salgada que e pré-cozida em água fervente, depois polvilhada com sal marinho e sementes de cominho e assada no forno, é perfeita para acompanhar cerveja. Mas alguma boulangeries também oferecem uma versão doce. Há ainda também a lagosta, que ganha sua versão francesa em Maine, na região da Bretanha, conhecida por le petit bleu. Esta lagosta com casca preta é conhecida por seu sabor extremamente fino. Por fim, todo mundo lembra do crepe francês, mas existem várias panquecas salgadas que são distintamente regionais. Em Amiens, experimente a ficelle picarde cheia de presunto, queijo e cogumelos. Todo dia 2 de fevereiro, elas são o destaque na Fete de la Chandeleur. Marcando 40 dias após o Natal, o feriado é uma ocasião para consumir toda a manteiga e ovos antes da Quaresma e uma maneira de garantir uma colheita abundante de acordo com a lenda.

Outro patrimônio “emprestado” são ruínas romanas. Como o Império Romano governou o que hoje é a França por mais de 500 anos, é possível encontrar, por exemplo, a Pont Du Gard, um dos aquedutos mais bem preservados do sul da França. Ali perto, em Nimes, ainda poderá visitar a Arena (sede dos concursos de gladiadores) e a Maison Carrée (templo), que estão incrivelmente intactas.

Agora o mais curioso dentre todas essas informações. Você sabia que mais da metade das rotatórias do mundo está na França? São ao todo 30 mil em todo país. Curioso, não é mesmo?