Dez comidas imperdíveis ao redor do mundo

Viajar é descobrir novas culturas. E para conhecer melhor cada destino é importante provar também a gastronomia local. Todo destino tem seu prato típico e para nós do Maior Viagem prová-los faz parte de qualquer roteiro de viagem. Pensando nisso, a Dreamlines (maior portal de cruzeiros do Brasil) listou dez comidas imperdíveis ao redor do mundo. Confira a lista e já anote para as suas próximas viagens!

Se estiver indo para Sydney (Austrália) não deixe de provar a Aussie Meat Pie. A torta de carne é a comida mais tradicional do país. Para se ter ideia, cada australiano consome uma média de 12 meat pies por ano, enquanto na Nova Zelândia este número sobre para 15. A Aussie Meat Pie tradicional é recheada com carne e molho, servida com purê de batata, purê de ervilhas e molho de tomate. A dica é fazer um passeio a partir do Porto de Sydney até o famoso Harry’s Café de Wheels, onde são vendidas as meat pies mais emblemáticas da Austrália.

Muito similar ao nosso arroz com feijão, o prato nacional de Porto Rico é o arroz com habichuelas, encontrado em todos os pequenos restaurantes das coloridas ruas de San Juan (Porto Rico). Cada país da América Central conta com sua própria versão deste versátil prato, como Gallo Pinto na Costa Rica e Nicarágua ou Casamiento no Panamá e El Salvador. Quem sabe vale até um tour gastronômico por esses países para depois decidir qual é o melhor.

Apesar do nome, a Francesinha é um prato típico de Porto (Portugal). Classificado como um dos melhores sanduíches do mundo, criado nos anos 60 para ser uma versão portuguesa do francês Croque Monsieur. O recheio, porém, é bem mais forte que o sanduíche que serviu como inspiração: carne de porco assada, presunto curado, salsicha defumada, bacon e um bife mal-passado. Tudo isso coberto com queijo derretido, ovo frito e um espesso molho picante feito à base de tomate e cerveja.

Em Montreal (Canadá), a receita de batata frita, molho de carne e queijo coalho é irresistível! O molho fumegante derrete os pedaços de queijo suavemente, transformando a poutine em um delicioso prato de inverno, perfeito para o clima canadense. Alguns restaurantes, como o famoso Whistle Stop Café, acredite têm mais de 100 variações no cardápio.

Quando pensamos na gastronomia espanhola logo vêm a cabeça paella, tapas e sangria. Todos encontrados facilmente em Barcelona (Espanha), ​​mas acredite se quiser, eles não representam nem de perto a comida típica da região. Para descobrir as verdadeiras tradições culinárias local, ​​não deixe de participar de uma Calçotada (uma versão vegetariana do churrasco). É uma espécie de cebola (calçots), colocada em uma grelha de carvão até a base ficar carbonizada. Usando as próprias mãos, a parte carbonizada dos calçots é removida e mergulhada no delicioso molho romesco, feito de pimentão vermelho e nozes.

Qualquer viagem para o sudeste asiático terá na refeição muito arroz e noodles. Mas pelas ruas de Ho Chi Minh (Vietnã) você poderá conhecer o autêntico bánh mì, uma baguete recheada com suculenta carne de porco assada, patê de fígado, coentro fresco e fatias de pepino, cenoura e rabanete daikon. O sanduíche é tão famoso que foi descrito pelo famoso chef Anthony Bourdain como “uma sinfonia em forma de sanduíche”.

De lojas de conveniência a restaurantes sofisticados na Cidade do Cabo (África do Sul) você poderá conhecer o Biltong. É um petisco feito com pedaços de carne de caça (como kudu, antílope, avestruz, oryx e impala) temperadas e curadas, utilizando um método tradicional do século XVII, quando os colonos europeus adotaram esse processo para preservar as carnes e eliminar as bactérias dos alimentos.

Originalmente criado pelos pescadores de Marselha (França) para aproveitar o peixe que não conseguiam vender no mercado, a bouillabaisse transformou-se em um prato refinado, que reúne uma variedade dos melhores peixes do Mar Mediterrâneo. Uma autêntica bouillabaise à la marseillaise é servida em dois pratos diferentes. O primeiro a ser servido é o chamado bouillon, um caldo com fortes sabores provençais feito à base de alho, azeite, açafrão, tomate, tomilho e outras ervas. O caldo é seguido por um prato de diferentes tipos de peixes e ouriços-do-mar que foram cozinhados juntamente com o caldo do prato anterior.

As interações com outras nações ao longo dos séculos transformaram a culinária marroquina em uma fusão irresistível de sabores árabes, berberes e mediterrâneos. Um dos resultados mais interessantes dessa mistura é a pastilla: uma torta folheada recheada de frango ou carne de pombo, temperada com canela, açafrão e amêndoas. Depois polvilhada com açúcar de confeiteiro, o que oferece uma inusitada combinação entre doce e salgado. Essa delícia é facilmente encontrada em Casablanca (Marrocos).

E é impossível falar sobre culinária sem destacar a gastronomia peruana. O país ganhou o prêmio de Melhor Destino Gastronômico nada menos que cinco vezes consecutivas. Um dos destaques é a causa, purê de batata, ají amarelo e suco de limão formam uma massa homogênea que pode ser servida com frutos do mar ou frango. Uma das versões mais famosas é a Causa Limeña, recheada de atum, abacate e tomate.

Se animou a provar algum dessas comidas imperdíveis ao redor do mundo, ou até mais de uma? Então planeje a sua viagem agora e reserve sua hospedagem através deste link. Você compara as melhores opções de hotel, não paga nada mais por isso e ainda ajuda a manter o Maior Viagem sempre com dicas interessantes.