Comemore o Dia do Café no Vale do Café do Rio

A bebida mais consumida do Brasil, o café, tem seu dia de comemoração internacional hoje, no dia 14 de abril. Para se ambientar perfeitamente e celebrar o dia do café, a região que ficou famosa por ser a maior produtora do grão no século XIX, mostra seu potencial turístico da região através da diversidade cultural, gastronômica e belezas naturais.

Estivemos na região ano passado e foi ótimo vivenciar um pouco da história do café e do Brasil colonial ao visitar as fazendas que foram de grandes barões do café. Não só no Dia do Café, elas estão abertas à visitação, como é o caso da Fazenda Alliança, que ainda preserva todo o circuito do café da época, com sua tulha e terreiro, além de uma bela produção orgânica de hortaliça e búfalas. A Fazenda do Paraízo, em Rio das Flores, exibe o engenho original e um suntuoso casarão que preserva o mobiliário da época, já a Fazenda São Roque, em Barra do Piraí, é uma das mais antigas com seu belo terreiro e mobiliário. A Fazenda Vista Alegre, em Valença, é cenário de novela que também funciona como guest house e cria cavalos de puro sangue inglês e a Fazenda União, com seu museu dos escravos, museu de arte sacra e sede que funciona como um hotel fazenda de alto padrão.

Falando em produção local, Rio das Flores é o município onde está localizada a Cachaçaria Werneck, que conduz sua produção artesanal há 10 anos, com certificação de qualidade e orgânica. Por isso é interessante visitar o alambique e acompanhar todo o processo, que também inclui a degustação de suas seis variedades.

Além da visitação às fazendas históricas, o Hotel Santa Amália e o Jardim Ecológico Uaná Etê realizam eventos especiais para celebrar a cultura, sabores e paisagens do Vale. Entre os dias 20 e 22 de abril o Hotel Santa Amália, em Vassouras, terá música e gastronomia que homenageiam a cultura do interior. Entre os destaques, o jantar de sexta-feira (20) acontece ao som de forró, com abertura do salão para dança, no sábado (21), o cardápio do almoço será feijoada com apresentação de choro e o café da manhã de domingo (22) será recheado de quitutes inspirados na culinária do império, acompanhado de encenação com contação de causos do século XIX.

Também no dia 22 de abril, o Jardim Ecológico Uaná Etê, em Paulo de Frontin, realiza o “Domingo no Uaná”, que será dedicado à Bossa Nova. O local é conhecido como paraíso ecológico que une natureza e arte através de instalações artísticas e interação com a paisagem, entre elas o primeiro labirinto da música do mundo, terá um dia de atividades com brunch, aula de arqueiria e apresentação dos músicos instrumentistas Benjamin Taubkin e Mário Séve. Clique para ler mais dicas sobre o Vale do Café Rio.