Onde comemorar o Dia do Macarrão no Rio de Janeiro

Espaguete, penne, talharim e até as versões orientais e vegetarianas. Há pouco mais de 20 anos, durante a primeira edição do Congresso Mundial da Pasta, na Itália, foi criado o Dia do Macarrão, celebrado hoje, dia 25 de outubro. Para comemorar, alguns dos principais restaurantes do Rio prepararam algumas de suas mais saborosas sugestões para os fãs do típico prato italiano.

Clássicos

Balada Mix - Fettuccine Alfredo - Crédito Divulgação Balada Mix 6Balada Mix (Ipanema): opta pelo clássico Fettuccine Alfredo, servido com escalope de Mignon (foto).

Baretto Londra (Ipanema): conta com apetitoso Farfalle com salmão defumado e creme de leite ao som de Paulo Ricardo, que faz a última apresentação da temporada.

Bibi Sucos (Botafogo): uma ótima opção de macarrão é o tagliatelli ao sugo, com mussarela de búfala e manjericão.

Brasserie Mimolette (Leblon): localizado no Shopping Leblon, o restaurante traz em seu cardápio uma ótima sugestão para a data: o Espaguete com queijo mimolette, gema de ovo caipira, bacon crocante e pimenta do reino.

Capricciosa (Ipanema): a pizzaria sugere para a data o Penne com bacalà i brocoli – Penne com bacalhau, brócolis, azeitonas pretas e tomate.

Casarão 1903 (Botafogo): a sugestão é experimentar o I Feel Good – Spaghetti na manteiga ao molho sugo de cerveja IPA com polpetas de pernil recheadas com queijo Brie.

Cave Nacional (Botafogo): nada melhor que optar pelo tradicional spaghetti ala puttanesca com um vinho tinto excepcional sugerido pela casa.

CT Brasserie (Barra): para os apaixonados por macarrão, o CT Brasserie, restaurante da família Troisgros do Village Mall, tem em uma ótima sugestão dentre seu menu de Massas & Risottos: o Spaghetti a carbonara, que vem com palmito pupunha e carne seca crisp.

Do Horto (Jardim Botânico): sugere o Talharim com molho branco ao limão, lascas de salmão e alho poró, servido na cesta de parmesão.

Empório Colonial (Centro): um dos sucessos do cardápio é o Fetuccini com bife de Alcatra à Milanesa Enrolada recheado com muçarela e presunto regado com molho de tomate, manjericão parmesão gratinado e azeitonas pretas.

Empório Jardim (Jardim Botânico): as chefs Iona Rothstein e Paula Prandini prepararam uma receita deliciosa para os amantes do macarrão. A pedida é o penne ao molho funghi com tiras de filé mignon, que está disponível no menu de almoço na unidade do Jardim Botânico.

Gero (Ipanema): traz o suculento Bucatini All’amatriciana, um clássico italiano, feito com molho de tomates, cebola e guanciale.

Gero + Trattoria (Barra): serve saboroso Paglia a fieno com creme de presunto cru.

Guy Restaurante (Lagoa): o chef Jefferson Pacheco sugere o Penne à Emiliana, preparado com molho ao sugo, muçarela de búfala e manjericão fresco.

Hollandaise (Barra): a sugestão é o Tagliatelle Fresco com Filet Mignon e Funghi, massa caseira com cogumelos porcini, mostarda Dijon, vinho tinto, lascas de filet mignon e lascas grana padano.

Massa (Leblon): com fabricação própria de massas, pães, molhos e recheios, sob o comando do chef Pedro Siqueira, o destaque para a data é o filé de costela com espaguete da casa ao creme de queijo e pimenta, um dos carros-chefes do menu.

Nola (Leblon): recém-inaugurado na badalada Rua Dias Ferreira, o restaurante aposta nas tendências do movimento comfort food e sugere para a data uma das massas feitas na casa de forma artesanal: o Spaghetti da Casa ao Pesto Artesanal, que contém tomate seco e raspas de limão siciliano, coberto por uma cremosa burrata.

Nomague Caiçara​ (Copacabana): na esquina da praia de Copacabana, o Nomangue Caiçara oferece um clássico: Espaguete ao alho e óleo.

Pici_Carbonara_crédito Tomas RangelPici Trattoria (Ipanema): um dos vencedores do Prêmio da Época de melhor restaurante italiano e do prêmio Água na Boca de 2017 como melhor novidade, a casa oferece opções deliciosas de massa, entre elas: espaguete à carbonara, com gema de ovo, panceta e queijo pecorino (foto).

Quadrucci (Leblon): da cozinha do chef Ronaldo Canha saem pratos de roupagem contemporânea, entre eles o Taglioline ao molho de mascarpone e limão siciliano com camarões grelhados.

Ráscal (Barra, Botafogo e Leblon): a rede de cozinha mediterrânea com acento italiano destaca na ilha de massas, o Fettuccine Alfredo, presente praticamente todos os dias nos três restaurantes cariocas da rede.

Restô (Ipanema): comandado pelo chef Tande Bittencourt, as sugestões ficam por conta da Massa do Biguá, taglioline com camarões salteados, aspargos verdes frescos, tomates confits em pétalas, alho poró e brócolis ao alho e óleo; e da Massinha do Filézinho, taglioline com picadinho de filé mignon, bacon crocante, manjericão, muçarela de búfala e molho de tomate.

Serrado Vinhos e Bistrô (Laranjeiras): a sugestão da casa é o saboroso Fusilli com Abobrinha, que vem acompanhado de queijo de cabra e manjericão.

Frutos do Mar

Adega do Cesare (Copacabana): para a data, o chef João Ribeiro fez a escolha de um prato especial: Espaguete à Marinara com camarão, lula, mexilhão, polvo, peixe e um molho especial da casa. Para incrementar ainda mais o cardápio, João faz o lançamento do Espaguete com Mexilhões, macarrão com mexilhões e molho especial da casa. Ambos servem duas pessoas.

Alessandro & Frederico Café (Ipanema): destaca algumas pastas do cardápio, como o Spaghetti alla Carbonara – tradicional e cremoso com pancetta, ovos, salsinha e parmesão; e o Spaghetti Porto Cervo – camarões puxados no alho, azeite perfumado de ervas frescas, vinho branco, flor de brócolis e cogumelo Paris fresco.

Anna (Leblon): a casa comandada por Ana Lúcia Aleixo, traz no cardápio pratos que traduzem a autêntica culinária italiana artesanal. O destaque para o Dia do Macarrão é o Bavettine al nero di sépia com camarão e lagostim ao molho de prosecco.

Astor (Ipanema): a sugestão é o Espaguete vieira souto preparado com camarão, mexilhão, lula e tomate concassé.

Bar e Restaurante Urca (Urca): a sugestão para a data é o Espaguete com frutos do mar.

Bistrô Santa Satisfação (Copacabana e Leblon): no cardápio do restaurante há uma grande variedade de massas, mas um clássico do cardápio fixo é o Spaghetti Mediterrâneo, que é ao alho e óleo com camarões grelhados.

Dos Santos (Humaitá): comandado pelo chef Rodrigo dos Santos, apresenta o Fettuccine ao molho Alfredo com camarões na manteiga de pimenta rosa.

Fiammetta (Botafogo): sugere o Penne Boccino – Penne italiano grano duro, acompanhado de camarões e finalizado com queijo brie.

Gabbiano (Barra): o chef Romano Fontanive indica o Linguine à carbonara de frutos do mar e perfume de trufas brancas.

Gero Trattoria (Leblon): oferece delicioso Spaghetti em tinta de lula com frutos do mar.

Giuseppe (Centro): o primeiro restaurante do restaurateur Marcelo Torres, oferece a clássica comida italiana e para o Dia do Macarrão, a sugestão é o famoso Spaghetti per Mariana, com camarões médios puxados no azeite com molho bechamel, rúcula e pimenta dedo-de-moça.

L’ulivo Cucina & Vini (Copacabana): o charmoso restaurante italiano comandado pelo chef Renato Ialenti, traz várias opções de macarrão. Entre os destaques: Linguine con i gamberi e pesto di basilico – Linguine com camarões, pesto de manjericão e tomatinhos.

Margutta (Ipanema): a estrela entre as opções de macarrão é o Spaghetti ao Nero com tinta de lula e camarão, criação da chef da casa, Conceição Neroni.

Mr. Lenha (Barra): especializado na culinária italiana, tem as massas como carro-chefe. Entre as opções assinadas pela chef e nutricionista Andrea Mosquera, a sugestão para o Dia do Macarrão é o Penne Alla Potofino, massa grano duro salteada com camarões, alho, azeite, vinho branco e creme de leite fresco.

Páru Inkas_Fetuccine Black Páru_Filico (1)Páru Inkas (São Conrado): Fetuccine Black Páru, com massa artesanal feita na tinta de lula servida com molho de frutos de mar (foto).

Riso Bistrô (Ipanema): selecionado pelo Guia Michelin na categoria Bib Gourmand, o restaurante traz como sugestão do chef João Frankenfeld, inspirado no Rio Grande do Norte, o Poti Nero, Camarões VG e lagostins grelhados com Fettuccine negro de massa fresca e um cremoso molho bisque.

Satyricon (Ipanema): a sugestão é o Spaguetti alle Vongole, com vongole, alho, óleo e salsinha.

Umas & Ostras (Tijuca): traz no cardápio o espaguete de frutos do mar, preparado com camarão, lula, polvo, peixe e mexilhão.

Orientais

Azumi (Copacabana): no restaurante da família Ohara, o típico macarrão japonês preparado com farinha, água e sal alcalino, é uma massa leve. Para comemorar a data, os Ohara indicam o Yasai Yan Men, versão vegetariana do prato que é servido em um bowl com um delicioso caldo, preparado com vegetais e cozido por muitas horas para um sabor potente.

Mr. Lam (Lagoa): no cardápio estão os noodles, típicos da gastronomia oriental. As opções para a data são: Noodles Crocante, massa artesanal crocante servida com frango e legumes; Peking Noodles, massa artesanal com carne, broto de feijão e shitake; Noodles de frutos do mar, massa de arroz crocante com camarão, peixe, lula e legumes; e Mr. Lam’s Noodles, clássica massa artesanal feita a mão, introduzida no Ocidente em 1968 por Mr. Lam, com carne de porco, cogumelos chineses e pepinos.

Nam Thai (Leblon): o chef David Zisman oferece aos seus clientes o Pad Thai, tradicional prato do sudeste asiático, preparado com macarrão de arroz. O talharim de arroz frito com camarões, tiras de omelete, amendoim, coentro, tamarindo e castanha, é um dos pratos mais pedidos no restaurante e ótima sugestão para a data.

Origami (Gávea): destaque para o Yakisoba de Camarão com legumes.

Ten Kai (Ipanema): restaurante premiado de culinária nipônica, oferece o Kare Udon, um ensopado japonês com curry, batata, carne e cebola, feito com Udon, um tipo de macarrão grosso feito de farinha, tradicional na culinária japonesa.

Xian (Centro): recém-aberto com a pluralidade da Ásia, o restaurante é a nova inspiração do restaurateur Marcelo Torres. Como sugestão para o dia do macarrão, o tradicional Pad Thai aguça o paladar com massa de arroz, camarões, ovos, amendoim e amêndoas.

Yumê (Jardim Botânico): os chefs Edvan, Jeferson e Francisco Alves, apontam o clássico Bifum, macarrão de farinha de arroz acompanhando de frango, camarões e ovo.

Espaguete de palmito pupunha com shitake e ricota de amêndoas - em médiaReleituras

Da Bela (Ipanema e Barra): o restaurante da Chef Bela Gil traz como novidade o Espaguete de palmito pupunha com shitake e ricota de amêndoas, inspirado nos espaghettis tradicionais. Uma opção para quem quer fugir das massas e se deliciar com um alimento funcional, leve e saudável (foto).

Terra Brasilis (Urca): o espaço oferece uma ampla variedade de sabores preparados pelo chef Germano Silvestre, que sugere uma versão light, mas nutritiva, do clássico espaguete: o Espaguete de pupunha, feito com palmito pupunha desfiado em fios e acompanhado de camarões temperados (foto de capa).