Cinco dicas culturais em Embu das Artes

A cidade de Embu das Artes é reconhecida como polo de artesanato do Estado de São Paulo – tanto que incorporou o “das artes”, como era popularmente conhecida, em 2011, por meio de votação popular. Confira algumas dicas culturais para aproveitar o final de semana na região.

Um dos locais a conhecer é o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, que foi construído entre o fim do século XVII e início do XVIII para ser a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a morada dos padres da Companhia de Jesus que vinham catequizar a região. Seu acervo conta com obras produzidas pelos próprios jesuítas.

Instituto Portucale com cerca de 560 peças de cerâmica expostas, a grande maioria delas portuguesas datadas dos séculos XVIII, XIX e XX, tem visitas que podem ser agendadas com antecedência. A Cidade das Abelhas é um misto de museu, sala de palestras e playground: todos dedicados às abelhas. Um apiário em meio à Mata Atlântica nativa, encanta os olhos e aguça a curiosidade dos visitantes. Uma outra atração turística tradicional da cidade é a Feira de artesanato que acontece aos domingos, na qual pelo menos 800 artesãos, poetas e músicos apresentam seus trabalhos.

Localizado no Parque Turístico Nacional Vale dos Templos, na cidade de Itapecerica da Serra, ao lado de Embu das Artes, o Templo Ecumênico Kinkaku-Ji (foto de capa) oferece uma experiência de paz e contemplação. Réplica do templo de mesmo nome no Japão, a versão tupiniquim foi erguida em 1976 e ocupa uma área de 190 mil m².

Depois das atividades e passeios é possível usufruir de todo o conforto e infraestrutura do hotel Terras Altas by Blue Tree Hotels. O hotel conta com 103 apartamentos e monitoria para as crianças com atividades variadas durante todo o ano. Com diárias promocionais para fim de semana (sexta a domingo) a partir de R$524 + taxas e inclui estada em apartamento Superior para casal, pensão completa, cortesia para uma criança de até 12 anos, acesso às áreas fitness e de lazer com piscina aquecida, piscina com cascata, quadra de futebol, tênis, vôlei (areia) e playground. O empreendimento também oferece programação recreativa como trilhas ecológicas, passeios monitorados à horta e muito mais.

Foto de capa: Sandra Martins Grato