Dicas para alugar carro em viagem

Alugar carro em uma viagem pode ser uma comodidade ou até mesmo uma necessidade. Por isso é importante conhecer um pouco mais as regras do aluguel e também conferir algumas dicas que listamos nesse post. Seja porque você irá para um destino que o carro é a melhor maneira de se locomover, porque vai visitar mais de uma cidade na viagem ou pela comodidade de dirigir no destino vale a leitura.

De uma maneira geral, no exterior os viajantes para a Europa procuram menos pelo aluguel de carros do que nos Estados Unidos, tanto que as cidades de Miami e Orlando figuram entre as doze cidades mais procuradas segundo ranking do site Rentcars.com. Isso se deve ao fato da característica de ambas cidades, que usam muito o carro como meio de transporte, e das cidades europeias ter como característica o uso do transporte público. Mas, a proximidade de diversos destinos na Europa faz com que muitos viajantes também aluguem carro por lá. E é então que surge a primeira dica a respeito: Faça um orçamento alugando o carro durante toda a viagem (incluindo despesa como estacionamento) e outro alugando apenas para o deslocamento entre as cidades visitadas para ver qual será mais vantajoso, lembrando que pode ser mais caro alugar carro pegando em um destino e devolvendo em outro.

É importante saber que é possível escolher as facilidades do automóvel como câmbio automático, direção hidráulica e ar-condicionado. Até mesmo escolher o espaço interno baseado na categoria do carro, mas é importante saber que a escolha do modelo não é garantida, já que isso só será definido na hora da retirada, dentro da categoria contratada. Vale ressaltar que em grandes metrópoles a dificuldade em estacionamento pode ser um complicador, por isso escolha nesse caso os chamados compactos.

Vale lembrar que em alguns países a mão é invertida, e você deve ficar atento a esse detalhe antes de alugar carro nesses destinos já que o próprio carro tem características específicas. A Hertz lembra ainda que é necessário carteira de habilitação definitiva emitida há mais de um ano e válida durante todo o período da locação e cartão de crédito. Será através dele que a locadora irá bloquear um valor para garantias, que será estornado quando o automóvel for entregue em ordem, para cobrir desde multas até problemas com o carro no ato da entrega. É possível utilizar cartão de crédito de outra pessoa, desde que a mesma esteja presente no ato da locação.

É possível ter mais de um condutor do veículo, mas para isso deve ser devidamente cadastrado como condutor adicional na retirada do carro. É importante ficar atento também na hora agendada para retirada e principalmente entrega do automóvel, para evitar multa. Outro detalhe que é preciso ficar atento é quanto ao combustível: O ideal é devolver o carro com a mesma quantidade de quando foi retirado, normalmente com tanque cheio, mas também há opção, embora mais cara, de pagar a taxa de combustível de devolução (importante lembrar que caso queira ter essa comodidade faça a opção no ato da locação, que é mais barato do que fazer essa opção apenas no ato da entrega).

Por se tratar do setor de turismo o aluguel de carro também tem tarifa flutuante, conforme a oferta e procura. Vivian Almeida, diretora comercial da Rentcars.com lembra que os valores variam conforme alta e baixa temporada, mas também pela disponibilidade da locadora. Ou seja, quanto mais pessoas fazem reservas, menos disponibilidade e as locadoras aumentam o preço. Por isso mesmo a Vivian indica o período mínimo de 30 dias antes da viagem a fim de garantir um bom preço.

Dicas anotadas, agora é fazer o aluguel e sair viajando por aí. Depois nos conte como foi essa sua Maior Viagem!