Dicas para evitar desconfortos nas pernas durante longas horas de viagem

Viajar é uma delícia e todos nós adoramos, mas passar longas horas viajando além de desconfortável pode ainda causar problemas de saúde. Seja no carro, ônibus ou avião, as dores ocorrem porque as pernas ficam para baixo e paradas por muito tempo, o que piora a circulação do sangue. Em quadros mais críticos pode aumentar o risco de trombose.

Conversamos com o angiologista Thiago Rocha, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, que nos ensinou algumas medidas podem ser tomadas para evitar esse incômodo. A panturrilha é conhecida como o coração das pernas, por isso no momento em que se amplia o movimento dos pés e o bombeamento da panturrilha, há uma melhora da circulação e do retorno do sangue. A primeira dica é, se a viagem for de avião, levante-se e ande um pouco, mesmo que não precise ir ao banheiro. De carro ou de ônibus, tente descer em todas as paradas para dar uma rápida caminhada enquanto espera o horário de saída. Mesmo sentado faça movimentos circulares com os pés para estimular a circulação.

O calçado também é importante. Durante longas horas de viagem, devem ser evitados os sapatos apertados e os saltos altos. Por garantia, tente sempre levar um chinelo na bolsa. Tome bastante água antes e durante a viagem, isso também ajuda na circulação do sangue. Para as pernas não incharem e nem ficarem doloridas, uma opção é o uso de meia de compressão, muito indicada para quem tem varizes ou problemas de circulação. Esse tipo de meia tem a função de bombear o sangue para cima e aumentar a velocidade da circulação no interior das veias, reduzindo o inchaço e a sensação de perna cansada. Pra finalizar, para turbinar a circulação e aliviar desconfortos, aposte em massagens nos pés.