Disney Hollywood Studios – O mundo mágico do cinema reunido em um só parque

Imaginar o mundo criado por Walt Disney é lembrar dos clássicos filmes e dos programas de TV comandados pela Disney. Embora estejam presentes em todos os parques do complexo Walt Disney World, é no Disney Hollywood Studios que essas produções ganham mais destaque. Incialmente chamado de MGM Studios, graças a um acordo entre a Disney e a Metro Goldwyn Mayer, desde 2008 o parque mudou de nome. Esse fato incomum para parques da Disney foi justificado pela companhia como adequação ao crescimento do parque que passava da representação da era dourada dos filmes para a celebração do novo entretenimento de Hollywood, mas o que se sabe é que existiu uma briga judicial entre as duas empresas.

Motivos a parte para a mudança, é verdade que o Hollywood Studios tem desde atrações de filmes clássicos até as grandes novidades dos estúdios que ganham espaço no parque. Apesar de ser um dos menores do complexo, é talvez o que agrade mais as diferentes faixas etárias justamente pela diversidade de atrações. Por isso, reserve um bom tempo no parque e divirta-se. Lembrando que mesmo que suas atrações não sejam tão cheias quanto em outros parques, o uso do fast pass vai te ajudar a ganhar tempo (sugiro colocar entre as três opções o Rock n’Roller Coaster, o Twilight Zone Tower of Terror e o Toy Story Midway Mania, que são as atrações mais disputadas).

IMG_2444

Uma característica do Disney Hollywood Studios é a quantidade de atrações que são shows, por isso é preciso ficar atento aos horários. O aplicativo My Disney Experience vai ajudar muito nesse sentido, mas na entrada do parque é possível pegar folhetos com os horários dos shows e aparições dos personagens para tirar fotos. E é justamente da entrada que irei começar o meu roteiro destacando o que considero mais importante nas seis áreas em que o parque é dividido.

A Hollywood Boulevard é a rua principal de acesso ao parque, cercada por lojas em prédios construídos em art deco. A ideia é ser uma espécie de Main Street, do Magic Kingdom, mas com características que lembrassem Los Angeles. Tanto que no final da rua está uma réplica do famoso Chinese Theater, única atração tipo brinquedo dessa parte do parque. No The Great Movie Ride é possível fazer um passeio por reproduções das principais cenas de filmes clássicos de Hollywood. Um clássico que deve ser visitado. Importante ressaltar que era justamente na frente dessa atração que ficava o Chapéu de Feiticeiro do filme Fantasia, que em 2001 se tornou o símbolo do parque. Tentei descobrir por qual motivo ele não está mais lá, mas só consegui saber que a previsão era mesmo que seria retirado em 2015. Hoje o local abriga apenas uma praça, ainda cercada por tapumes, onde os personagens clássicos da Disney aparecem em horários agendados para tirar fotos com os visitantes.

a1

Como dei a dica que o melhor é utilizar logo o Fast Pass cedo, até para ter a chance de garantir a quarta atração nesse sistema (leia clicando aqui), provavelmente seu caminho seguinte será virar a direita no sentido da Sunset Boulevard. Essa parte do parque é disparada a mais interessante. Como sempre, lojas e restaurantes estarão a disposição, mas são as quatro atrações dessa parte do parque (todas imperdíveis!) que merecem destaque. Duas delas tem horário agendado já que são shows: Beauty and the Beast – Live on Stage é um musical no estilo Broadway de 30 minutos que tem apresentações ao longo do dia. Já a Fantasmic é um show, também de 30 minutos, com fogos, projeções na água e os principais personagens dos filmes da Disney que só acontecem a noite. É a grande atração de fechamento do parque, por isso mesmo imperdível. Ao lado, estão os dois brinquedos mais radicais do Disney Hollywood Studios: A montanha russa no escuro Rock n’Roller Coaster, apresentada pelo grupo Aerosmith, e o The Twilight Zone Tower of Terror, elevador inspirado na famosa série que despenca do alto da torre do hotel.

hollywood studios 2

Do lado oposto está a Echo Lake, parte do parque que circula um lago (na ideia original ele seria uma das orelhas do Mickey quando visto de cima) onde se encontra o ABC Studio Sound, usado para prévias exclusivas das estreias do Walt Disney Studios – estava passando uma apresentação do novo Cinderela -, e o Hall da Fama da Academia Nacional de Artes e Ciências Televisivas, com bustos de ícones do passado e presente da televisão. Além disso, existe o simulador do Star Tours (ao lado tem um show com hora marcado inspirado na academia de recrutamento de Star Wars) e o show Indiana Jones Epic Stunt Spectaular onde as principais cenas da franquia de filmes é recriada ao vivo em um show de 30 minutos.

Hollywood Studios 3

Inicialmente um estúdio em funcionamento, a Street of Americas foi aberta ao púbico com fachadas lembrando as cidades de Nova York e San Francisco. Entre as atrações dessa parte do parque estão o Muppet Vision 3D, o playground para as crianças pequenas Honey, I Shrunk the Kids Movie Set Adventure baseado no filme “Querida, Encolhi as crianças” e o Light, Motors, Action! Extreme Stunt Show – atração com hora marcada que mostra como são feitas as cenas de ação que envolvem veículos. Ao lado é possível tirar fotos com réplicas dos dois principais personagens do desenho animado “Cars”. Foi nessa parte do parque que acabei almoçando, e foi bem legal a experiência de se sentir em um Drive In antigo enquanto fazia a refeição no Sci-Fi Dine-In Theater Restaurant.

Hollywood Studios 5

Para finalizar a parte mais interessante do parque para quem está viajando com crianças, é a Animation Courtyard. Como o próprio nome diz, é a parte do parque dedicada exclusivamente aos filmes de animação dos estúdios Disney. A principal atração é o The Magic of Disney Animation onde é possível entender o processo de criação dos personagens animados (confesso que é uma atração que não despertou muito meu interesse), mas nessa parte do parque também é possível conhecer uma exposição multimídia sobre a história de Walt Disney no Walt Disney: One Man’s Dream. Apesar de mais interessante que a primeira, não colocaria na lista de prioridades para quem está conhecendo o parque pela primeira vez. Imperdível nessa parte do parque são o show musical ao vivo do Voyage of the Little Mermaid e o Toy Story Midway Mania, atração 4D criada para crianças mas que diverte também os adultos. Ainda existe o Disney Junior – Live on Stage que só vale se estiver com criança que adora os personagens do Disney Channel.

a5

Curiosidade: O conceito original para esse parque (inaugurado em 10 de maior de 1989) era operá-lo também como estúdio de produção para filmes e televisão que faria parte do Backstage Studio Tour. Apesar de algumas produções terem sido feitas no local, a quantidade foi diminuindo ao longo dos tempos e os estúdios remanescentes abrigam pouca produção atualmente.

O parque serviu de inspiração para o segundo construído no complexo da Eurodisney. Apesar da abertura ter sido adiada por conta do prejuízo da versão europeia, o Walt Disney Studios Park é considerado um parque irmão do Disney Holywood Studios. Além disso, o Holywood Land na Disney da Califórnia é uma versão condensada desses dois parques maiores.