Documentação para Cruzeiros nacionais e internacionais

Cada vez mais popular entre os brasileiros, os cruzeiros são opção para muitos turistas que querem conhecer novos locais a bordo de luxuosos navios, cheios de atrações e conforto. Para um embarque tranquilo é preciso ter atenção a alguns documentos, por isso com auxilio da Cpsta Cruzeiros listamos o que é necessário separar na documentação para cruzeiros.

Recentemente estivemos a bordo do Costa Favolosa (clique para ler sobre o navio) para conhecer esse que é um dos dois navios da Costa Cruzeiros para a temporada brasileira 2017/2018. O navio navegará em águas sul-americanas, com embarques da cidade de Santos. Para aproveitar melhor essa temporada de cruzeiros, sem ter qualquer estresse para embarque, o ideal é saber qual a documentação necessária para cruzeiros nacionais e internacionais.

Vale lembrar que como os navios não são equipados para prestar assistência às grávidas e ao parto, não são aceitas reservas de passageiras que, na data do desembarque, estejam com 24 semanas ou mais de gravidez.

Para os Cruzeiros nacionais, brasileiros adultos e menores entre 12 e 17 anos* necessitam de RG expedido há menos de 10 anos ou qualquer outro documento de identificação com foto, desde que seja válido em todo o território nacional, como Passaporte, por exemplo. Já os menores de 12 anos, precisam ter em mãos, além do RG expedido há menos de 10 anos ou Certidão de Nascimento, documentos de identificação dos pais; responsáveis legais; pessoas devida e expressamente autorizadas pelo pai, mãe ou responsável legal ou por autorização judicial, quando necessário.

*Não é permitido o embarque de menores de 18 anos desacompanhados dos pais, dos responsáveis legais, ou por outro adulto que assuma todas as responsabilidades sobre ele e esteja devidamente autorizado; bem como não será admitido o embarque de bebês com idade inferior a 6 meses no momento do embarque

Já os estrangeiros residentes no Brasil, deverão apresentar Carteira de identidade (RNE) original em bom estado ou outro documento de identificação válido no território nacional, tal como CNH, CREA, OAB, CRM ou Passaporte válido. Caso o estrangeiro não seja residente no Brasil, basta apresentar o Passaporte válido.

Para os Cruzeiros internacionais com destino aos países do Mercosul, os brasileiros devem apresentar RG expedido há menos de 10 anos pela Secretaria de Segurança Pública de cada estado ou passaporte válido, com pelo menos 7 meses de validade após a data de embarque. Não serão aceitos documentos de identificação válidos apenas no território nacional como CNH, carteiras funcionais, entre outros. Brasileiros que embarcarem com RG deverão apresentar a Tarjeta de Imigração Argentina devidamente preenchida, em duas vias, que pode ser conseguida no site.

Já os estrangeiros, residentes ou não no Brasil, deverão portar Carteira de identidade (RNE) original em bom estado ou Passaporte válido, cabendo ao hóspede observar a necessidade de vistos e prazos de validade antes e após a sua permanência fora do Brasil, dadas as exigências das autoridades argentinas e uruguaias.

Todos os hóspedes devem chegar com antecedência para o embarque, já que o check-in normalmente é iniciado 5 horas antes do horário previsto para a saída do navio e será finalizado 1 hora antes do horário previsto para sua saída. Este tempo pode variar de armadora para armadora, por isso é importante  consultar as informações que constam no bilhete de embarque. Sabendo disso, prepare toda documentação e aproveite a temporada de cruzeiros.