Como é voar no Dreamliner da Latam de São Paulo para Santiago (Chile)

Atual queridinho do mundo da aviação, o Boeing 787-9 é o desejo de muitos viajantes. Com algumas inovações tecnológicas, o avião oferece algumas das modificações mais perceptíveis até mesmo para o passageiro. Por isso, optamos por fazer a nossa recente viagem para o Chile a bordo da aeronave, mesmo sabendo que isso acarretou uma escala a mais, já que saímos do Rio de Janeiro. Tudo isso para poder dividir com você a experiência de como é voar no Dreamliner da Latam de São Paulo para Santiago, no Chile.

Primeiro vamos falar um pouco sobre o modelo da aeronave. O nome “Dreamliner” foi escolhido em uma votação popular em 2003, quando recebeu cerca de 500 mil votos. Além do designer inovador, o Boeing 787 foi o primeiro a usar materiais como polímeros reforçados com fibra de carbono, que resultam em uma aeronave mais leve e aerodinâmica. Isso também aumentou sua eficiência ambiental, já que consegue viajar por mais quilômetros sem interrupção, consumindo menos combustível e emitindo menos CO2.

Especificamente o modelo 787-9 tem um acréscimo de 27% no número de passageiros. São 283 na classe econômica e 30 na classe Premium Business, que foi a que voamos. A disposição 2-2-2 permite que casais voem juntos mesmo que nos assentos próximos a janela. Isso é muito bom já que algumas companhias aéreas optaram por disposições diferentes em suas cabines. Aliás voar na janela é uma experiência única no Dreamliner da Latam. Primeiro porque a janela é 40% maior que dos modelos antigos da Boeing; e também porque não tem persianas. O fechamento é automatizado e gradativo. Uma das novidades mais interessantes do modelo. O tamanho da poltrona é bom e a inclinação é de 180 graus, o que permite para os viajantes da classe executiva uma excelente noite de sono, ainda mais que o modelo também aposta em outros fatores para garantir um bom descanso para quem estiver a bordo.

business-dreamliner-latam

Os motores Rolls-Royce Trent 1000 foram projetados para esse modelo e seus matérias e processo de montagem reduzem o ruído até mesmo no pouso e decolagem. Além disso, a iluminação LED da cabine foi projetada para ter um sistema multicolorido que favorece o relaxamento do passageiro, bem como o sistema de ar garante um ar mais limpo, favorecendo também assim o sono durante a viagem. Mas para quem ficar acordado o bom sistema de entretenimento a bordo individual garante muita coisa interessante para fazer. Filmes, documentários, séries e música que variam de grandes clássicos até novidades garantem diversão para todos os gostos, além dos jogos que também estão disponíveis.

Os bolsos para depósito de objetos são de tamanho satisfatório, além de um espaço especial para colocar os sapatos. Além disso, o sistema de tomada e entrada usb são fontes de energia para computadores, tablets e celulares. Algo que hoje é imprescindível para qualquer voo, ainda mais os de longa distância.

A gastronomia a bordo é boa, com boas opções de comidas e bebidas para a classe executiva. Mas como voamos recentemente em outras companhias aéreas que estão investindo mais na gastronomia a bordo, a Latam devia atentar mais a esse quesito. A comida não é ruim, posso até dizer que segue o padrão normal de uma executiva. Mas com o público cada vez mais exigente, se ela não pensar em uma solução melhor a bordo será ultrapassada nesse quesito por outras companhias aéreas (vale lembrar que a Qatar deverá iniciar o trajeto Santiago-Rio-Doha em breve, por exemplo). Além disso, o serviço em carrinho de bordo não é adequado para essa classe.

dreamliner-latam-sao-paulo-santiago

Para finalizar, o atendimento a bordo foi excelente. Aliás essa é uma característica boa da Latam já que sua equipe costuma ser prestativa e simpática sempre. De uma forma geral foi uma boa experiência, em um avião moderno, com bom atendimento e conforto.

Resumo

Conforto: As poltronas são totalmente reclináveis, com bom espaço.

Atendimento: Excelente atendimento da equipe de bordo.

Facilidades: Kit amenidade completo, sistema de entretenimento bom.

Alimentação: Menu de comidas e carta de bebidas satisfatório, mas serviço poderia ser mais caprichado.