Descubra Dundee, a cidade escocesa do Design

Dundee fica a pouco mais de uma hora de trem de Edimburgo, na costa leste da Escócia. Foi nomeada a primeira Cidade do Design da UNESCO no Reino Unido e apresenta uma crescente cena cultural, muitas galerias de arte e design, uma variada gama de restaurantes e bares, além de uma forte cena musical e eventos.

Para chegar a Dundee, a melhor forma é utilizar o trem a partir de Edimburgo em um percurso de aproximadamente 1h30 de trem ou 1h45 a partir de Glasgow. Caso esteja em Londres, a dica é pegar o trem noturno Caledonian Sleeper que faz o percurso em 7 horas. Para se hospedar, a cidade conta com hotéis boutique e opções mais econômicas. Faça a sua reserva de hotel através deste link.

Já instalado, aproveite para conhecer o novíssimo V&A Dundee (foto de capa), um prédio desenhado por Kengo Kuma, onde está o primeiro museu de design da Escócia e vai abrigar o patrimônio do país nessa área, além de galerias permanentes. A exposição de abertura será Ocean Liners: Speed and Style, que irá mergulhar na história dos poderosos navios transoceânicos a vapor. Para ter um gostinho da arte contemporânea da cidade, visite o Dundee Contemporary Arts, convertido a partir de um antigo armazém de tijolos, ele combina galerias de arte, gráfica, dois cinemas e uma loja com café e restaurante. Para descobrir a história industrial e social de Dundee, faça uma visita ao Verdant Works. O espaço abriga o Jute Museum e tem várias atividades interativas. Dali, você pode seguir para o High Mill, que foi recentemente restaurado e agora abriga um motor a vapor Boulton & Watt original e funcionando.

Que tal misturar arte com gastronomia? A Gallery 48 é uma galeria de arte contemporânea com restaurante de tapas e bar de gin, rodeada de obras advindas da vizinha Duncan of Jordanstone College of Art & Design, a faculdade de artes da University of Dundee. Outra dica para apreciar um bom gin é a destilaria Verdant Spirits, a primeira a ser aberta em Dundee, que ganhou o prêmio de Melhor Gin Escocês em 2017 e está finalizando seu centro de visitantes. Por falar em coquetelaria, foi em Dundee que nasceu a marmalade, a típica geleia britânica de frutas cítricas. Para homenagear essa descoberta, o café Avery & Co serve o coquetel Marmalade Mojito, em um vidro de geleia Mackays Dundee, para acompanhar o almoço. O café tem um menu vegano excelente, além de opções tradicionais como a carne de porco desfiada coreana e o hambúrguer com maionese de alho assado.

O restaurante mais badalado da cidade é o Brassica, que é um misto de bar, restaurante e padaria. A casa ocupa um dos espaços do antigo cofre no térreo do prédio histórico Caird Hall e tem vista para a orla. Pratos escoceses contemporâneos são servidos num ambiente com vistas deslumbrantes para as dunas de Tentsmuir Forest no requintado restaurante The Tayberry, na área do Broughty Ferry. O premiado chef-proprietário Adam Newth criou um cardápio inovador com iguarias que incluem risoto de caranguejo marrom com sorvete de abacate e bacalhau assado com bhajis de milho verde. Para terminar a noite, o King of Islington, na Union Street, ganhou reputação rapidamente por causa da qualidade dos coquetéis e a grande carta de rum. O que está esperando para conhecer essa cidade escocesa?