Emirates testa IATA Travel Pass que tem informações sobre a Covid-19

Há muito se fala que cada vez mais os países passarão a exigir documentos ligados a Covid-19 para permitir a entrada de pessoas. Para facilitar a vida do viajante a Associação Internacional de Transporte Aéreo criou o IATA Travel Pass, que está sendo testado pela Emirates.

Se hoje já existem regras sobre apresentação de testes e quarentena, há uma percepção que em breve o comprovante de vacinação também será exigido. Por isso, o IATA Travel Pass pode ser uma solução para facilitar a apresentação da documentação necessária.

Será uma espécie de “passaporte digital” onde o viajante poderá compartilhar os certificados de teste e vacinação com autoridades e companhias aéreas para facilitar a viagem. Através da plataforma digital também é possível verificar os requisitos e informações do governo de cada nação sobre o teste e a vacina da Covid-19.

A plataforma também permitirá que laboratórios e centros de teste autorizados enviem com segurança os resultados dos testes ou certificados de vacinação aos passageiros.

Por enquanto a Emirates está testando a fase 1, para a validação dos testes de PCR da Covid-19 antes do embarque. Assim os passageiros podem compartilhar o resultado do exame com a companhia aérea antes de chegar ao aeroporto.