Entrevista: Cristiana Éboli – gerente da CI Barra

Cristiana Éboli esteve longe da área de turismo por muito tempo. Formada em engenharia civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com MBA em gestão de empresas e negócios pela FGV e Mestrado em Administração pelo IBMEC, ela não imaginava ficar à frente de um negócio voltado para turismo. Nos últimos cinco anos investiu em viagens já com o sonho de abrir um negócio próprio voltado para turismo. Em 2016, Cristiana assumiu a franquia da CI – Intercâmbio e Viagem na Barra da Tijuca e nesta entrevista nos conta um pouco da experiência com turismo para melhor idade. 

MV: O que diferencia no preparo de um roteiro para melhor idade (acima de 60 anos)?

C: São roteiros que precisam ter uma boa mobilidade: hospedagem perto dos pontos turísticos, e de preferência, com os transfers incluídos para os passeios. Quando não for o caso, o fácil acesso a transporte público é um grande diferencial. Além disso, a melhor idade preza muito por um lugar aconchegante e com privacidade. Diferente da maioria dos jovens, que durante as viagens, não se incomoda em compartilhar quartos com desconhecido.

MV: Qual a maior preocupação ao montar um roteiro de viagem para esses turistas?

C: Que eles não tenham nenhum tipo de contratempo ao longo da viagem, como uma hospedagem que cancele em cima da hora, ou um passeio que não possa acontecer por questões climáticas etc. É interessante sempre ter um “plano b”. Não é um público tão flexível a mudanças repentinas e não programadas.

MV: Qual o principal perfil de viagem procurado por esse público?

C: Lugares clássicos, que explorem a cultura local.

MV: Quais destinos internacionais são mais populares?

C: Destinos internacionais na América do Sul, como Argentina, Chile e Uruguai e do europeus, Portugal e Espanha.

MV: Existe um serviço diferenciado para embarque, despacho de bagagens e outros procedimentos comuns em viagem para esse público?

C: Ainda não temos nada assim.

MV: Uma dica para o leitor da melhor idade adotar em sua próxima viagem.

C: Sempre viajar com um bom seguro internacional, que englobe a parte da viagem e de saúde. De resto, é aproveitar cada segundo da experiência!