Esquiando na Noruega

A Noruega é um dos melhores destinos para os apaixonados por esqui. São inúmeras as opções para a prática do esporte em qualquer região do país e em qualquer época do ano. Não é à toa que nasceu na Noruega o famoso Sondre Norheim, conhecido como “pai do esqui moderno”, que definiu a forma como o esporte é praticado atualmente. Pensando nisso, reunimos aqui duas dicas imperdíveis para vivenciar o esqui no destino.

A cidade de Trysil está localizada próxima a fronteira da Suécia, a cerca de duas horas e meia da capital Oslo. Por lá, está localizado o maior resort de esqui da Noruega, que oferece uma enorme variedade em níveis de dificuldade. O iniciantes podem participar das aulas oferecidas no local e os mais experientes podem se aventurar na montanha, que alcança até 1132 metros acima do nível do mar ou nos 100 quilômetros de pistas de cross-country. Além disso, há também uma grande variedade de opções de atividades fora das pistas de esqui, como por exemplo, trenós puxados por cães e pesca no gelo.

Holmenkollen, pode ter um nome difícil de pronunciar, mas o verdadeiro desafio dessa pista de esqui é enfrentar o assustador trampolim de 60 metros, de onde os atletas saltam chegando a uma velocidade superior a 100km/h. Holmenkollen já se tornou um ponto turístico obrigatório em Oslo e, para quem quiser sentir a sensação de esquiar no local sem correr nenhum risco, eles oferecem um simulador bem realista. Além disso, lá também está localizado o Holmenkollen Ski Museum, que apresenta mais de 4 mil anos de história do esporte.