As melhores estações de esqui da América do Sul

O verão mal foi embora, mas já estamos pensando na temporada de inverno na América do Sul. Com ela, os amantes de esqui começam a se programar para cruzar as fronteiras dos países vizinhos para praticar o esporte. Pensando nisso, a Teresa Perez Tours reuniu dicas das melhores estações de esqui da América do Sul, em especial na Argentina e Chile.

Na Argentina, sem dúvida a cidade mais conhecida para esportes de neve é Bariloche, que faz da prática do esqui a sua principal atração durante a temporada. Recomendado para todos os públicos, a estação apresenta pistas de vários níveis de dificuldades além de novidades anuais. As novas opções desta temporada incluem 12 canhões de neve para garantir o cenário perfeito, descidas em snow BMX – uma bike sobre pranchas – snow tubingsnowshoeingsnowmobile e trenós. Fora das pistas, a cidade também oferece muitos restaurantes, lojas e um centro temático que renova suas atrações semanalmente.

Além de apresentar paisagens deslumbrantes de geleiras, bosques, mar e montanhas, Ushuaia é a cidade habitada mais austral do mundo. A capital da Terra do Fogo, que tem o esqui como um de seus atrativos, conta com uma das estações mais exclusivas da Argentina a 26 quilômetros da cidade e fica a apenas 15 minutos das pistas de Cerro Castor. Localizada às margens do lago Nahuel Huapi, Villa La Angostura traz o esqui em destaque na estação de Cerro Bayo. São 25 pistas, 16 meios de elevação, escola infantil de esqui e várias opções de atividades para toda a família. Outros atrativos são os parques nacionais localizados próximos à cidade, como o exuberante Parque Nacional Los Arrayanes.

A Estação Chapelco em San Martin de Los Andes, uma cidadezinha à beira das águas azuis do Lago Lácar, apresenta um complexo de esqui de nível internacional com uma ótima infraestrutura e belas paisagens. O Cerro Chapelco localiza-se a 1.980 metros acima do nível do mar, contando com 22 pistas com vários níveis de dificuldade, espalhados por 140 hectares. São 5,3 quilômetros de percursos servidos por 11 meios de elevação que podem transportar até 18 mil esquiadores por hora.

Quando se fala em Chile, a estação de Portillo é a mais tradicional da América do Sul. A pouco mais de duas horas de carro da capital Santiago, a estação destaca-se pelo cenário em que está inserida: ao redor da bela Laguna del Inca. Famosa pela ótima qualidade da neve e também pela excelente escola de esqui e snowboard, aos iniciantes, a estação oferece três pistas, El Corralito, El Puma e La Princesa, ideais para aprender e praticar o esporte com segurança e tranquilidade. Já àqueles que dominam melhor o esporte, pistas como Las Lomas e David´s Run, entre muitas outras, trazem mais adrenalina.

Com mais de 20 quilômetros de pistas que apresentam diferentes características e graus de dificuldade, a estação de Valle Nevado está localizado a 3 mil metros de altitude nos Andes chilenos. O entretenimento é garantido em um dos cenários mais encantadores do país. Na encosta do Vulcão Lonquimay, a estação de Corralco – onde estivemos ano passado – foi construída dentro de uma reserva protegida e garante excelentes temporadas para a prática de esportes de inverno. A estação proporciona, além do esqui snowboard, atividades para toda a família, como snowshoeing e trilhas por belos bosques. A novidade é a prática de heliski nos Andes, uma experiência que consiste em embarcar em um helicóptero e pousar no topo de uma pista, em um lugar remoto, a que poucos têm acesso.

Já as Termas de Chillán (foto de capa) são uma estação de esqui dentro de um centro termal, localizada nas encostas do vulcão Nevados de Chillián. Emoldurada por pistas em bosques intocados, a estação é famosa pelo seu spa especializado em tratamentos com águas sulforosas do vulcão. Chillán é dona da maior pista da América do Sul, a Três Marias, com 13 quilômetros de percurso, que proporciona atividades como heliskiing, circuitos de moto na neve, trenós puxados por cães, e várias alternativas para descanso e relaxamento.

Programe-se para aproveitar as melhores estações de esqui da América do Sul durante a temporada de inverno, fazendo a sua reserva de hotéis e comprando o seu chip internacional para registrar todos os momentos mágicos que você irá presenciar. Ao fazer através dos links dessa matéria, você ajuda a manter o Maior Viagem sempre atualizado, sem pagar nada mais por isso.