Visitando o emblemático estádio La Bombonera

Quem ama futebol com certeza sabe muito sobre La Bombonera, mas até que não curte ou não é muito ligado no esporte já ouviu falar do estádio do Boca Juniors. Por conta de sua fama e da paixão dos argentinos por futebol, o estádio que oficialmente se chama Alberto José Armando é visita obrigatória para os turistas que visitam a capital argentina, aproveitando quando vão ao famoso bairro da Boca, local onde fica La Bombonera. Por isso, a matéria de hoje conta como é estar visitando La Bombonera

O apelido que é como o estádio é mais conhecido surgiu pela semelhança com uma caixa de bombom. A principal razão para seu formato retangular e tamanho acanhado (o campo segue as normas mínimas exigidas pela FIFA) é o reduzido espaço que foi destinado a sua construção, iniciada em 1923. A solução encontrada para caber mais torcedores foi construir três anéis de arquibancada bem próximos ao campo e em formato mais vertical, fazendo com que quem assista ao jogo no anel superior tenha que olhar bem para baixo para assistir a partida.

A visita ao estádio La Bombonera obrigatoriamente começa pelo museu ao lado. No Museo de La Pasion Boquense é se compra a visita guiada ao estádio. Existem três tipos de bilhetes, duas para quem quer aproveitar visitando La Bombonera: Apenas a visita ao museu, visita ao museu com tour expresso (que dá acesso a uma das arquibancadas do estádio de onde se pode tirar foto do campo) e visita ao museu com tour completo, que eu indico (dá acesso a diversas instalações do estádio). Há também, claro, uma loja de souvenirs com tudo que você puder imaginar do Boca Juniors nas tradicionais cores amarelo e azul.

O Museu de La Pasion Boquense é bem interessante e conta a história do clube. Muita interatividade e peças importantes, além claro dos troféus, fazem a festa dos visitantes. Estão expostos jornais, todas as camisas do time, as taças e medalhas, maquetes do estádio chuteiras, fotos históricas e imagens dos principais jogadores que fizeram a história do Boca Junior. Esse será o ponto de partida para o seu tour, seja quela for a opção escolhida, e também o ponto de finalização. Com isso você terá tempo de sobra para ver tudo do museu antes ou depois de começar a visita.

estadio-boca-juniors

O tour completo é um pouco desgastante porque o estádio tem muitas escadas, inclusive por conta da sua arquitetura, mas é a melhor maneira de conhecer o local. Visitando La Bombonera você irá conhecer muitas histórias sobre a construção do estádio, dos jogos e eventos que aconteceram ali e também do time de futebol Boca Juniors. Uma das curiosidades que se aprende é que as cores do time foram escolhidas ao acaso, quando os fundadores sentaram no porto e decidiram que a cor da bandeira do primeiro navio que passasse seria a cor do time. Como foi um navio da Suécia, as cores ficaram sendo o azul e amarelo. Durante o passeios pelas arquibancadas os turistas são convidados a correr em direção ao alambrado que separa o campo da arquibancada, assim como faz a torcida organizada do Boca Juniors toda vez que o time marca um gol. Você ainda poderá chegar próximo ao gramado, onde poderá fazer fotos inclusive com réplica da taça Libertadores da América, visitar as cabines de TV de onde são feitas as transmissões, o vestiário do Boca Juniors, além de ver o camarotes VIPs, um deles pertencente aos Maradona.

la-bombonera

O museu do Boca Juniors funciona diariamente de 10h às 18h, mas fique atento a dias de jogos quando o tour não acontece. A visita ao museu custa 200 pesos, visita ao museu mais tour expresso 230 pesos e visita ao museu mais tour completo 260 pesos.