A história da Estrada de Ferro em Campos de Jordão

Muito turistas sobem a serra de São Paulo pensando em curtir as delícias de Campos do Jordão no inverno. Porém, poucos conhecem o Centro de Memória Ferroviária da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), local que possibilita ao visitante conhecer um pouco do patrimônio histórico da ferrovia por meio de uma coleção especial de antiguidades.

Localizado no Parque do Capivari, o Centro de Memória foi aberto em dezembro de 2016, possibilitando ao visitante conhecer a história da ferrovia por meio de mobiliário de escritório, máquinas de escrever e calcular datados de 1920, telefones de parede da década de 1928, relógios de ponto de 1950 e antigas ferramentas de manutenção. Além disso, logo na entrada há uma rara automotriz movida a gasolina, que transportava passageiros entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão, quando a viagem nesse percurso durava 12 horas, em média. Construída na década de 10 do século passado, utilizou partes mecânicas do automóvel Berliet de origem francesa, e em 1922 recebeu o motor atual, da Mercedes. Após a eletrificação da ferrovia, permaneceu em uso até meados da década de 1960, chegando a operar alguns horários no serviço de subúrbio em Campos do Jordão.

Chama a atenção também no local uma maquete com o circuito ferroviário construída por funcionários na década de 1940 e uma vitrine com documentação dedicada a Emílio Ribas, médico sanitarista que idealizou a EFCJ ao lado de Victor Godinho com o intuito, na ocasião, de facilitar o transporte de vítimas de tuberculose aos sanatórios estabelecidos em Campos do Jordão. Na parte externa do Centro de Memória o visitante pode ainda ver uma rara locomotiva elétrica de prefixo T-1 –que passou por restauração recentemente–, originária da frota do Tramway do Guarujá e que foi incorporada à EFCJ em 1956.

No Parque do Capivari, o turista pode ainda passear de teleférico ou pedalinhos. Uma das principais atrações operadas pela EFCJ, o teleférico inaugurado em 11 de junho de 1970 foi o primeiro construído no Brasil. Com 74 cadeiras, sustentadas por cabos de aço, alcança 160 m de altitude e o percurso total de 560 m é feito em apenas cinco minutos até o Morro do Elefante, que tem 1.800 m de altitude e de onde se tem uma das vistas mais bonitas do bairro de Capivari. Os usuários têm à disposição ainda no lago do parque 16 pedalinhos em formato de cisne.

O Centro de Memória Ferroviária de Campos do Jordão funciona às sextas-feiras e aos sábados, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30, com entrada gratuita para todas as idades. Os serviços de teleférico e pedalinho funcionam de quarta a segunda-feira, das 10h às 17h, sendo o ingresso para o teleférico R$ 16 (ida e volta) e para o pedalinho R$ 15 por um passeio de dez minutos.

“campos do jordão” “passeios em campos do jordão” “teleférico em campos do jordão” “pedalinho em campos do jordão” “Parque do Capivari”