6 estradas brasileiras para os amantes de aventura

O Brasil é conhecido mundialmente por suas paisagens e belezas naturais. Algumas dessas paisagens são acessadas facilmente, mas outras são mais difíceis, porém não impossíveis. Para os viajantes aventureiros, a Jaguar Land Rover listou seis destinos com estradas brasileiras desafiadoras e que entregam um visual surpreendente.

Serra do Rio do Rastro (Santa Catarina)

A rodovia SC-390 é conhecida por ser um dos percursos mais desafiadores do Brasil. São 283 curvas com trechos em ziguezague e subidas íngremes, de onde é possível aproveitar a experiência pela mata Atlântica, com uma fauna diversa com vários tipos de felinos de pequeno, médio e grande portes, macacos, entre outros. É um dos cartões postais de Santa Catarina e ainda é famosa por ser um dos poucos lugares do país onde neva anualmente.

Transpantaneira (Mato Grosso)

Essa estrada de chão corta o pantanal do Mato Grosso ligando a pequena cidade de Poconé ao distrito de Porto Jofre, já na divisa com Mato Grosso do Sul. Com quase 150 quilômetros de extensão, é um dos grandes atrativos da região. Durante o período de chuvas, que vai de outubro a março, o caminho se torna complicado até mesmo para alguns veículos 4×4. Para avistar animais, no entanto, a época de seca é a mais recomendada, mas não impede o Discovery de transpor lamaçais e obstáculos com um dos visuais mais lindos do Brasil.

Estrada Paraty – Cunha (Rio de Janeiro)

Considerada uma das mais cenográficas do Brasil, a estrada Cunha-Paraty vai do interior paulista ao litoral sul-fluminense. Durante o trajeto, é possível desfrutar de algumas atrações como O Lavandário, o Parque Estadual da Serra do Mar e a Pedra da Macela, aproveitando para se aventurar pelas trilhas em terreno íngreme e cachoeiras. A região é muito conhecida pelos amantes de ciclismo de aventura e mountain bike, portanto é altamente recomendado equipar o carro para uma viagem aliada a esporte.

Chapada dos Guimarães (Mato Grosso – MT 251)

A Chapada dos Guimarães é um paraíso de belezas naturais e está localizada na cidade de Guimarães, no estado do Mato Grosso do Sul. Com relevo montanhoso e extensões de solo elevadas e planas, ainda apresenta vales profundos, cachoeiras e rios caudalosos. O Parque Nacional é um dos principais destinos de quem busca por aventura na região. O local conta com trilhas que só podem ser acessadas com um veículo 4×4 por conta das áreas rochosas.

Praia dos Castelhanos, Ilhabela (São Paulo – SP 131)

A Praia de Castelhanos é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Localizada na cidade de Ilhabela, no litoral de São Paulo, são mais de dois quilômetros de extensão e o acesso principal é pela estrada do Parque Estadual de Ilhabela. O trajeto, de cerca de 20 quilômetros em meio à Mata Atlântica, é formado por lindas paisagens, quedas d’água, grandes árvores, alguns animais e até um pequeno riacho. Por questões de segurança e preservação, a entrada de carros é limitada a 42 veículos por dia, entre o horário de 07h às 14h. Isso porque a mesma estrada é utilizada para ida e volta. O trajeto contrário funciona das 15h às 18h – ou 19h durante o horário de verão.

Pedra Grande, Atibaia (São Paulo)

Pedra Grande é um monumento natural localizado na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo. Do local, é possível avistar montanhas e vales das cidades de Bragança Paulista, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões, Mairiporã e Nazaré Paulista. Com mais de 1.450 metros de altitude, a região é frequentada por praticantes de atividades ao ar livre, como asa-delta, paraglider, rapel, trekkingmountain bike, entre outros. Para chegar até o topo da Pedra, é necessário pegar uma estrada de terra de cerca de 10 km.

Todos os modelos de carro da Land Rover vêm equipados de série com tração integral nas quatro rodas, tecnologia que permite ao veículo superar trechos irregulares: trajetos de terra, lama, cascalho, rochas, com declives e que exigem do veículo força nas quatro rodas, permitindo um acesso facilitado a essas estradas. Pé na tábua!