Novembro é marcado por eventos de vinho no Uruguai

O mês de novembro é especial para quem quer conhecer mais sobre vinho no Uruguai. Uma série de eventos acontecem ao longo do mês para comemorar a bebida. O país é o primeiro país a celebrar o Dia Internacional do Enoturismo. Em sua quinta edição, vinícolas e outros protagonistas desse setor terão ações especiais abertas a todos os públicos e bolsos.

O primeiro evento começa em Rivera, estado fronteiriço ao Brasil, do dia 6 a 18 de novembro com o Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa. O evento busca valorizar dentro do Calendário de Integração Turística e Cultural da Fronteira Brasil – Uruguai, a culinária fronteiriça e a rica produção vinícola, em especial de Sant’Ana do Livramento e Rivera. A Região Norte do Uruguai, com clima e solo dentro do mesmo bioma Pampa, também tem investido em vinhedos de qualidade, sendo o Tannat o seu produto reconhecido em concursos internacionais e que iniciou a produção vitivinícola do Uruguai em nível comercial. Atualmente Sant´Ana do Livramento e Rivera possuem 5 vinícolas, que investem em mais parreirais e tecnologia, com vinhos de excelente qualidade.

As Fronteiras são zonas nas quais se acumulam e se intensificam todas as relações e a culinária faz parte desta regionalidade e permeia este espaço de fronteira. Hábitos alimentares, pratos, produtos e preparos estão presentes nos dois lados da fronteira Brasil e Uruguai, unidos por um bioma semelhante, o “Pampa”, uma ocupação territorial que girou em torno da pecuária e da indústria de transformação da carne. O uso das carnes, de diferentes tipos, em assados na brasa ou preparações no fogão e seus acompanhamentos, traduz a simplicidade, rusticidade e a singularidade desta gastronomia. Chimarrão ou mate, herança dos índios Guarani, que aproxima os dois países, produzindo calor humano e hospitalidade. É um forte símbolo da convivência nesta Fronteira de paz entre Brasil e Uruguai.

O segundo fim de semana de novembro também é marcado por uma série de eventos sobre vinho no Uruguai. As vinícolas de Canelones preparam uma série de atividades para receber os turistas. Nos dias 10 e 11 de novembro, a Pizzorno  oferece um Up-Grade de uma categoria em qualquer uma das experiências oferecidas pela vinícola. No sábado (10/11), a Marichal oferece um piquenique com Seleção de queijos harmonizados com seus vinhos. No mesmo dia o Viñedo de Los Vientos oferece um delicioso almoço de campo acompanhado dos vinhos. Ainda no dia 10 de novembro, a Familia Moizo oferece passeio nos vinhedos e a parte antiga da vinícola. Alem de um verdadeiro dia de campo acompanhado pelos vinhos produzidos ali e a requintada gastronomia caseira sobre as brasas.

Outra região que terá experiências incríveis para quem quer saber mais sobre vinho no Uruguai é Colônia. A Campo Tinto oferece um menu especial em seu Restaurante Campo Tint, no fim de semana de 10 e 11 de novembro. No sábado (10/11), a Zubizarreta terá visita guiada à adega, passeio pelos vinhedos e piquenique. Já em Maldonado, no fim de semana inteiro (10 e 11/11) a Bodega Garzon terá visita ao Jardim Varietal, tour pela adega, experiência sensorial com os descritores de cada vinho e degustação.

Se animou para conhecer mais sobre vinho no Uruguai? Faça a sua reserva de hotel através do link. Aproveite e garanta seu chip internacional para postar tudo enquanto estiver poa lá. Nos dois casos você não paga nada mais por isso, e ao fazer a reserva/compra através dos links ajuda a manter o Maior Viagem sempre com dicas especias.