Portugal invade São Paulo com o Experimenta Portugal’ 17

Durante os próximos meses o Experimenta Portugal transformará São Paulo, a maior cidade de língua portuguesa do mundo, em um pedacinho de Portugal. A terceira edição do festival traz uma série de eventos, entre os meses de maio e outubro, com o melhor da arte e cultura portuguesa.

Tudo começa no dia 21 de maio, quando o show do fadista Camané encerra a Virada Cultural da cidade, em uma parceria da Prefeitura de São Paulo com o Consulado Geral de Portugal. Mas é em junho, mês em que se comemora o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que acontecem as grandes atrações do Experimenta Portugal. Ainda na parte musical, no dia 10 de junho, a cantora Gisela João se apresenta no Theatro Municipal, em concerto será beneficente e toda a renda de bilheteria será revertida para a Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo. No fim do mês, também no Municipal, o renomado maestro José Eduardo Martins apresenta um recital de piano com composições brasileiras e portuguesas no dia 28 de junho.

A famosa gastronomia portuguesa também marcará presença. De 09 a 11 de junho, o Shopping JK Iguatemi recebe o Vinhos de Portugal, evento de degustação de vinhos portugueses de 64 produtores, harmonização e cursos. Até o “Bondinho 28”, cartão postal de Portugal que promove uma viagem interativa pelas ruas do país, marcará presença no evento. Outra parada do bondinho será no Viaduto do Chá, entre os dias 13 e 23 de junho, quando a exposição estará aberta de forma gratuita a todos que estarão em São Paulo.

A arte e cultura portuguesa continuam com exposições que se iniciam em junho e continuam por meses em São Paulo. De 11 de junho a 05 de agosto, a Sala Fernando Pessoa recebe a mostra “Tempo: ilusão imprecisa. Obras de E. M. de Melo e Castro na Coleção da Fundação Serralves”, com obras do artista e poeta português. No mesmo dia também terá a abertura da exposição “Coleção em Diálogo: Museu Nacional Soares dos Reis e Pinacoteca”, que vai até 16 de outubro na Pinacoteca. Será a chance de ver parte do acervo do Museu Nacional de Soares dos Reis, um dos mais antigos de Portugal, que fica no Palácio das Carrancas, no Porto. Nos dias 10 e 11 de junho, o XI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas, traz um programa de ações culturais, entre conferências, debates, música, literatura e visitas a museus-casas na capital paulista.

Para finalizar, no dia 23 de junho, tem a palestra “Literatura, imaginação e realidade”, do premiado escritor português Gonçalo M. Tavares. A apresentação que acontece no Unibes Cultural aborda dois romances do autor sob a perspectiva da linguagem, da política e da relação da literatura contemporânea com a história do século XX.