Grandes exposições em Viena em 2018

Já tínhamos noticiado sobre as principais exposições em Paris para o 1º semestre de 2018. Outra capital europeia também está com programação extensa em seus museus. As exposições em Viena compreenderão uma seleção sobre o Modernismo na cidade, pinturas em aquarela, arte em porcelana, Man Ray e Keith Haring.

Viena celebra o Modernismo em homenagem ao centenário de morte de quatro de seus principais protagonistas. Os pintores Gustav Klimt e Egon Schiele terão exposições no Kunsthistorisches Museum Wien (13/02 a 02/09/2018) e no Leopold Museum (de 23/02 a 04/11/2018), respectivamente. O arquiteto Otto Wagner será celebrado em exposição no Wien Museum Karlsplatz de 15 de março a 07 de outubro.

Em 2018, a Biblioteca Nacional Austríaca celebra 650 anos com uma exposição especial na luxuosa sala Prunksaal com uma seleção de objetos incomuns do acervo da biblioteca, acompanhada de diversos eventos. Serão apresentados manuscritos suntuosos e valiosas imprensas antigas, representando a história dos livros e do conhecimento na Europa. Partituras musicais, mapas, manuscritos, fotografias e gráficos também farão parte dessa exposição de objetos incomuns que integram as oito coleções da casa. Em cartaz de 26 de janeiro de 2018 a 13 de janeiro de 2019.

Man Ray ficou famoso pelo dadaísmo e surrealismo, porém suas obras, sempre fronteiriças, não só se espalham pelos mais diferentes tipos de mídia, como também oscila entre as duas metrópoles em que o artista morou – Paris e Nova York. A exposição no Bank Austria Kunstforum Wien se dedica ao “Man Ray completo” e aborda criticamente os temas que marcaram sua obra ao longo da vida toda. Em cartaz de 14 de fevereiro a 24 de junho de 2018.

De 16 de março a 24 de junho, o Albertina dedica uma retrospectiva de peso a Keith Haring, que em 2018 completaria 60 anos. A exposição aborda o desenvolvimento do artista americano, partindo tanto da perspectiva da forma quanto da História da Arte. O destaque fica por conta da linguagem característica e pictórica de Haring, que se constitui como marca de toda a sua obra. Em seus grafites no metrô, pinturas, desenhos e esculturas, Haring promove a justiça social e a constante mudança.

A exposição de jubileu do Museu da Porcelana Augarten tem como destaque o diálogo entre os fabricantes e consumidores da porcelana vienense desde 1718, em cartaz de 19 de março a 13 de outubro. Já o MAK prepara uma grande exposição sobre a história da Fábrica de Porcelana de Viena, apontando sua fundação, em 1718, como resultado de intercâmbios culturais entre Ásia e Europa. A exposição do MAK estará em cartaz de 16 de maio a 23 de setembro. Programe-se e aproveite mais esse achado cultural na capital austríaca.