Dicas de como aproveitar as principais atrações de Orlando sem pegar muita fila

Os parques de Orlando são tão encantadores quanto podem ser cansativos, e nem sempre o cansaço vem só do quanto você anda por eles durante o dia ou quantas horas passa se divertindo. Esperar por um longo tempo nas filas para as atrações é bem mais cansativo do que se imagina – em alguns casos elas chegam a durar horas -, por isso é importante ficar atento a algumas dicas para tentar otimizar melhor o seu passeio e garantir mais tempo por que realmente importa: se divertir.

Primeiro é preciso programar bem a época que irá viajar. Se puder fuja das férias, principalmente as do meio do ano (verão por lá). Apesar dos parques ficarem mais tempo abertos, já que no inverno os horários de funcionamento são mais curtos, a quantidade de visitantes acaba fazendo a sua experiência não ser tão agradável (além das longas filas é importante lembrar o calor que faz na Flórida nessa época). Mas vale lembrar que se optar pelo inverno poderá também pegar temperaturas bem frias, e como os parques são abertos o vento piora a sensação térmica. Minha sugestão é aproveitar as estações intermediárias – outono e primavera -, mas fugindo também dos feriados americanos ou, se possível, até dos feriados brasileiros (somos grande parte do público dos parques). Se você ainda tiver a opção de deixar o fim de semana para fazer outras coisas por Orlando, os parques costumam ser mais vazios em dias de semana.

Essas primeiras dicas já vão ajudar muito para evitar as filas. Mas, mesmo em épocas mais calmas é possível enfrentar espera nas principais atrações, principalmente no Magic Kingdom que é o parque mais lotado da região. Por isso, preparei esse post com outras dicas que vão te ajudar. Vamos começar, então, pelos do complexo Walt Disney World.

Já há algum tempo existe um sistema gratuito chamado FastPass. Na vez anterior que estive em Orlando ele funcionava através de bilhetes emitidos no parque, mas agora está ainda mais fácil. Com o uso do aplicativo My Disney Experience é possível marcar até três atrações por parque com antecedência de 30 dias. Você irá  cadastrar o seu ingresso no sistema (quem não usa aplicativo pode fazer através do site oficial), escolher a atração e horário para se divertir, e quando estiver no horário (uma janela de uma hora) basta procurar a fila indicada para o FastPass e garantir seu acesso muito mais rápido através do seu ingresso que estará com as escolhas no sistema.

Algumas dicas para aproveitar melhor o uso do FastPass:

– Marque com bastante antecedência as três atrações, quanto mais cedo mais opções de horários (algumas ficam indisponíveis pela quantidade de procura);

– Use o aplicativo para ver o tempo de espera de cada atração (elas podem ser listadas inclusive pelo tempo das filas). Veja quais são as mais procuradas e escolha dentre elas as três que você tem mais interesse.

– Marque as três atrações logo cedo. Somente depois de ter utilizado as três é que será possível escolher ainda mais uma para aquele dia. Por isso, marcar FastPass para horário próximo do fechamento do parque pode fazer com que você perca a chance de utilizá-lo para essa quarta atração;

– Não se preocupe se mudar de ideia, o sistema permite alterações nas escolhas até mesmo no dia agendado para a visita ao parque. Mas vale lembrar que quanto mais próximo, menos opções de horários e/ou atrações estarão disponíveis;

– Se estiver viajando acompanhado, cadastre todos os ingressos juntos no sistema. Isso facilitará para que as mudanças sejam feitas em conjunto, evitando assim que durante a mudança alguém fique de fora;

– Nem todas as atrações possuem entradas para o FastPass, mas as mais concorridas têm essa fila especial.

Nos parques da Universal o sistema é chamado de Universal Express, e ao contrário do da Disney não é gratuito. Na verdade é oferecido com um serviço adicional e o preço é salgado. Existem basicamente dois tipos: O que dá acesso uma vez a fila especial de cada atração que possui o sistema ou o que dá múltiplos acessos a cada atração. O preço também varia se você irá visitar os dois parques do complexo no mesmo dia ou em dias diferentes, por isso clique aqui para saber o custo de cada tipo.

Seguem as minhas dicas sobre o Universal Express:

– Ao contrário dos parques da Disney, os da Universal costumas ser mais vazios. Por isso, confira no dia que você está visitando os parques como estão as filas de espera antes de gastar esse dinheiro;

– O Universal Express pode ser comprado de forma antecipada junto do ingresso, mas acho mais válido deixar para comprar no parque depois de ver se as filas estão grandes;

– Nem todas as atrações mais procuradas tem acesso através desse sistema. As atrações mais recentes do Harry Potter, por exemplo, não têm filas separadas (o que achei um absurdo por se tratar de um sistema pago);

– Se for comprar o ingresso que dá acesso aos dois parques mesmo passando mais de um dia neles, use o primeiro dia para ir na maior quantidade de atrações que você tem interesse. Depois avalie no seu retorno se vale comprar o Universal Express para o que ainda resta.

Outra dica para que você aproveite as principais atrações dos parques sem utilizar que citei acima é o chamado Single Rider. É uma terceira fila que algumas atrações têm, onde não é necessário nenhum agendamento ou compra de passe prévio, que costumam ser mais rápidas que as filas normais (exceto as filas dos passes). O único inconveniente é que se estiver viajando em grupo você não irá junto de quem te acompanha. Sobre esse tipo de fila vale ressaltar:

– Além de não ir ao lado do seu acompanhante em alguns casos você poderá ir e ele ficar para a próxima rodada de entrada. Com isso acontecerá de você ter que esperá-lo do lado de fora da atração.

– Por esse motivo grupos grandes devem evitar esse fila, já que acabarão perdendo muito tempo até que todos passem pela atração. Nesse caso a fila do single rider pode acabar fazendo com que o grupo fique mais tempo para se divertir do que se ficasse esperando na fila normal.

Com essas dicas acredito que você poderá ter uma experiência mais agradável quando visitar os parques. E lembre-se, se acha algo mais importante para ressaltar escreva aqui nos comentários!