Festa dos Santos Populares Portugueses no Rio

Uma grande celebração de Portugal e dos Santos padroeiros das cidades de Porto e Lisboa toma conta do Rio de Janeiro a partir dessa sexta. A Festa dos Santos Populares Portugueses vai até domingo no Armazém da Utopia, no cais do Porto. Shows, debate, arte, literatura e gastronomia trazem um pedaço de Portugal ao Rio, que terá ainda o navio-escola Sagres, que estará aberto à visitação.

A abertura da Festa dos Santos Populares Portugueses será dedicada ao cancioneiro nordestino. Nicolas Krassik, um dos herdeiros da famosa tradição francesa de violinistas de Jazz, se apresentará com Marcelo Caldi, cantor, compositor e arranjador sinfônico. Finalizando a sexta, Alceu Valença vai recriar no palco do Santos Populares Portugueses gêneros do baião, xote, xaxado e embolada. No sábado, o espetáculo “Deixem o Pimba em Paz”, apresentado pelo humorista Bruno Nogueira e pela cantora Manuela Azevedo, é uma releitura da música brejeira lusitana, conhecida como “pimba”. Também no sábado, a cantora Letícia Persiles se apresentará com o também cantor, compositor e instrumentista cearense Geraldo Junior; e Felipe Cordeiro encerra a noite. Natasha Llerena, símbolo da nova safra da produção musical carioca, é uma das atrações do domingo, que terá ainda Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci, aclamados pela crítica e adorados pelo público; e o encerramento da Festa dos Santos Populares Portugueses ficará a cargo da fadista mais bem-sucedida e premiada da atualidade, Ana Moura.

Uma das novidades na programação do evento este ano será o debate sobre o humor luso-brasileiro, que vai reunir dois grandes talentos: o ator, cantor, humorista e apresentador de TV português Bruno Nogueira e o ator, escritor, humorista e roteirista o brasileiro Gregório Duvivier. O ator português Ricardo Pereira declamará poesias no evento. A programação do festival inclui, ainda, desfiles de vestimentas tradicionais portuguesa da Casa do Minho, marcações de quadrilha, workshop de culinária e venda de artesanato típico de Portugal, como bordados e louças, além de peças do nordeste brasileiro.

Na parte gastronômica a Arte Conventual, Confeitaria e Padaria traz a delicadeza dos doces artesanais portugueses; os criadores do movimento Melhor Pastel do Mundo vão apresentar duas inovações em seu cardápio. Estarão à venda nas barracas e restaurantes montados para a Festa dos Santos Populares Portugueses, ainda, comidas típicas da culinária portuguesa e uma grande variedade de rótulos dos famosos vinhos portugueses e cervejas, cafés, vinho do Porto e ginjinha.

Os horários do evento são sexta-feira das 17h às 01h, sábado das 13h às 00h e domingo das 13h às 23h. A entrada custa R$ 30,00  (crianças até 12 anos não pagam) e podem ser adquiridas online ou no Armazém Utopia.