Petrópolis recebe primeira edição da Festa Literária da Serra Imperial

Idealizada pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento em parceria com o Museu Imperial, a Festa Literária da Serra Imperial acontece entre os dias 15 e 17 de abril com a presença de autores reconhecidos nacionalmente. Para essa primeira edição da festa, que acontecerá no Museu Imperial, o tema é “A Memória”.

No primeiro dia, a programação tem início às 19h com a Cerimônia de Abertura, seguida da palestra “Literatura e Memória: O Livro das Horas”, com a escritora Nélida Piñon.

No segundo dia, quem abre a festa são Mary Del Priore e Isabel Lustosa, às 10h, no Cine Teatro do Museu Imperial, com a mesa “Reinado e Império em um tempo de transformação e contradições”. Em seguida, às 14h, os autores Luiz Antônio Simas e Nei Lopes, comandam a mesa “Música, Memória e Literatura”, também no Cine Teatro. Às 18h30 terá início “Um Sarau Imperial”, através de uma dramatização interativa que representa a sociedade da corte no século XIX. O espetáculo é embalado por modinhas imperiais e convida o público a participar com canções, declamações de poesias. Para encerrar o segundo dia de evento, o espetáculo Som e Luz promete encantar o público.

A programação do dia 17 será focada em diversas Vivências Literárias. De manhã, o produtor Claudio Gomide conversa com o dramaturgo e diretor teatral, Caio de Andrade. Em seguida, haverá visita guiada à casa onde viveu e morreu o importante escritor Stefan Zweig. Às 14h, o poeta Marcio Negócio autografa o livro “Moenda”, no foyer do Museu Imperial, e no mesmo horário, Henrique Rodrigues conversa com o público e autografa seu novo livro “O Próximo da Fila”, na sala multimídia da Inter TV. Luciana Bassous e Claudio Portes falam do livro “Petrópolis: Fotografia e Curiosidades”, às 16h no Foyer do Museu Imperial. No mesmo horário o Projeto Coletivo Poesia vai reunir novos talentos da literatura, lançados pela FLUPP Pensa, no Varal de Poesia, na Galeria da Inter TV. Às 17h o artista plástico Luiz Aquila fecha o último dia recebendo convidados no atelier, para um bate-papo sobre o artista, a arte e o viver na cidade.