Festas tradicionais na Toscana em junho

Para conhecer de perto e vivenciar as principais tradições da cultura da Toscana, na Itália, a melhor época para viajar para a região é em junho. Durante o mês, acontecem a Giostra dell’Archidado, em Cortona, e a Luminara di San Ranieri, em Pisa.

A Idade Média é a inspiração da Giostra dell Archidado, um torneio criado em 1397 para celebrar o casamento dos nobres Francesco Casali e Antonia Salimbebi, ocorrido por volta do ano 1000 d.C, em Cortona. A partir do dia 2 de junho, a população sai às ruas vestida a caráter e organiza mercados medievais, onde os visitantes podem experimentar comidas típicas, além de vivenciar o modo de vida da época.

No dia 10 de junho à noite, grupos profissionais executam na praça central o emocionante jogo de bandeiras, com estandartes coloridos jogados ao ar e coreografias complexas no ritmo de músicas medievais executadas ao vivo. No dia 11 é a vez da fiel representação do nobre matrimônio, com direito a banquete, cantos e bailes e, quando acontece o ápice da festa: o desfile medieval de damas, cavaleiros e crianças, ao ritmo dos tambores e clarinetes, que culmina em uma prova de coragem entre dois guerreiros a caráter e portando armas medievais.

Em Pisa, a festa Luminara di San Ranieri começa no dia 16. Na ocasião, a cidade toda é iluminada com setenta mil lâmpadas em comemoração ao padroeiro da cidade e protetor de todos viajantes, San Ranieri. Trata-se de uma tradição com início em 1337, cujo encerramento se dá com uma bela cascata de fogos de artifício na Cittadella Vecchia, emocionando turistas de todo o mundo.

Para quem quiser aproveitar as tradicionais festas de junho, uma opção de hospedagem é o hotel Laticastelli está a cerca de duas horas da cidade de Pisa e a 40 minutos de Cortona e pode servir como refúgio de descanso entre uma festa e outra. Cercado de belas paisagens e com a arquitetura preservada, o hotel mantém a atmosfera da época medieval e complementa a experiência dos hóspedes que querem mergulhar na história da Toscana.