Curta os festivais de música na República Tcheca em 2018

Durante toda sua história a República Tcheca e a música têm tido uma relação muito estreita.  Mozart estreou em Praga a famosa ópera ‘Don Giovanni’. Duzentos anos depois os Rolling Stones decidiram pagar pelo sistema de iluminação do Castelo da cidade. Mas são nos festivais de música na República Tcheca que a paixão do país fica mais evidente.

Primavera de Praga, famoso festival de música clássica é  organizado há mais de 70 anos com a participação dos melhores músicos de todo o mundo. Fãs de rock e outros gêneros aguardam ansiosamente os primeiros dias de julho para visitar as cidades de Hradec Králové e Ostrava. Considerado pelo jornal britânico Guardian  como um dos melhores acontecimentos musicais da Europa, o  festival Colours of Ostrava (julho) vem se repetindo com grande sucesso desde 2002. Para 2018 já confirmar presença no evento que acontece em uma antiga indústria metalúrgica Underworld, M83 e também o escritor Robert Fulghum. Nos primeiros dias de julho e a cidade de Hradec Králové, na Boêmia oriental, recebe nos  arredores do aeroporto um mar de tendas cheias de fãs de música de qualidade para o Rock for People. O nome do festival pode levar à confusão porque não se toca apenas rock, embora este ainda seja o protagonista. Ainda, ao longo do verão, os festivais musicais vão aos castelos tchecos e moravos. Muito popular, o festival Benátská é realizado na cidade de Liberec. Quem gostar de Gone punk e punkrock, rock’n’roll, hardcore, reggae, ska, rockabilly ou indie rock, deve ir para Tábor no festival Mighty Sounds, onde 80% das bandas  são estrangeiras.

Mas a relação do país com a música não se limita aos festivais de música na República Tcheca. Em Praga, diariamente são realizadas apresentações de música clássica nos grandes edifícios históricos, como o Klementinum, e mesmo no grande auditório tcheco, o Rudolfinum. També, quando a noite cai na cidade, em muitos lugares o melhor do jazz e blues começa a tocar ao vivo. Até mesmo um dos barcos que atravessa o Moldava é dedicado a esse estilo de música. Até mesmo ao andar pelas ruas da capital tcheca você terá contato com a música. Numerosos grupos de música e artistas de rua proporcionam uma atmosfera especial. Os principais pontos onde encontrá-los são a Praça da Cidade Velha, a Ponte Carlos e o Castelo.