Festivais de música na Itália

O ano de 2017 está sendo dedicado aos chamados burgos, nome dado aos pequenos vilarejos italianos, verdadeiras aldeias espalhadas por todas as regiões do país, totalizando 271 burgos. Nos próximos meses, acontecem diversos festivais de música na Itália e quem se interessar em curti-los, pode ficar hospedado em algum deles e aproveitar suas atrações turísticas.

A partir deste mês, uma série de festivais de música na Itália vão atrair visitantes do mundo inteiro. Um dos mais famosos é o da Arena de Verona, que está na 95ª edição. O festival começou no último dia 23 de junho e vai até 27 de agosto, com 48 noites de apresentações de 5 óperas e eventos especiais, que unem a tradição e a modernidade. Mais informações em www.arena.it.

Um outro destaque acontece em agosto, o Rossini Opera Festival, um dos mais importantes da Europa e o único dedicado integralmente a Gioachino Rossini. Entre os dias 10 e 22 de agosto, haverá uma série de eventos no Teatro Rossini e na Arena Adriático: concertos, apresentação de tenores, entre outros. O evento tem o apoio da Fundação Rossini, que vem trabalhando no sentido de resgatar óperas pouco conhecidas do autor.

Um dos diferenciais do Rossini Opera Festival está no fato de acontecer na cidade de Pesaro Urbino, uma província da Região Marche, às margens do mar Adriático, e bem ao lado do Parque Estadual San Bartolo. Além de toda a riqueza história e cultural, incluindo a casa onde Rossini viveu, igrejas e vilas, Pesaro é acolhedora, permite passeios a pé ou de bicicleta, e tem várias atrações para quem gosta de praia, bons restaurantes, pizzarias e mais de 60 hotéis. E está a 300 km de Roma, ou uma hora de voo. Mais informações em http://www.rossinioperafestival.it/.

Em setembro acontece o MITO Festival, com 140 concertos em 19 dias, entre as cidades de Milão e Turim. O programa volta no tempo mil anos para envolver os principais nomes da história musical, mas inclui também 115 trabalhos de compositores vivos. O tema que guia a edição de 2017 do MITO será a natureza. No ano passado, os brasileiros Tom Jobim e Villa-Lobos foram tema de concerto. Mais informações em http://www.mitosettembremusica.it/it.

Outra alternativa para mergulhar na música na Itália é a 26ª edição do Festival Milano de Música, dedicado a Salvatore Sciarrino, que acontece de 21 de outubro a 3 de dezembro.  Serão quatro itinerários temáticos, “Esperando com o vento”, para flauta, “L’isola delle voci”, com concertos para voz; “Spazi inversi”, com música eletrônica; e “ Infinito Nero”, baseado em meditação com o tema as sombras da noite. Os espaços escolhidos para cada uma das apresentações levou em conta especialmente a acústica para o tipo de música. Mais informações em http://www.milanomusica.org/.