Santa Teresa recebe evento que reúne arte e gastronomia

Entre os dias 13 e 16 de abril o bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, abre suas portas para a segunda edição do Festival Arte Sobre a Mesa. Em uma edição especial de Páscoa, o evento reúne arte e gastronomia em um dos bairros mais charmosos da Cidade Maravilhosa. Oito casas participarão dessa edição e cada uma escolherá um artista para homenagear.

Outra atração do evento serão os projetos Sebrae na Mesa e Projetos de aquicultura e pesca. Os produtores do estado do Rio de Janeiro e as empresas do Polo Gastronômico de Santa Teresa estabelecem relações comerciais diretas que garantem ingredientes naturais e de primeira linha. Os chefs e empresários envolvidos no evento visitarão pessoalmente os produtores locais e receberão informações para utilizar todo o potencial dos produtos e oferecer uma experiência gastronômica única.

Para os visitantes será a chance de comer deliciosos pratos feitos especialmente para o Festival Arte Sobre a Mesa, em uma verdadeira explosão de sabores e visual. O Maloca Carioca Gastrobar, por exemplo, criou o Beiju de Santa (posta de beijupirá com crosta de castanha, servido com purê de banana da terra e arroz salsado) para homenagear Bibi Ferreira. O Café do Alto homenageará J. Borges, ícone da xilogravura brasileira, com um Escabeche de beijupirá. Já Natacha Fink, chef do Espírito Santa, criou o Turbante (filé de tilápia recheado com patê de truta, servido com farofa de ovos caipiras e salada de vegetais da horta) em homenagem a Carmem Miranda, estrela que viveu na Rua André Cavalcanti, próximo ao restaurante, que é um ícone de brasilidade e que valoriza a cultura e produtos do Brasil.

O Bistrô Boutique leva ao festival uma truta com risoto de arroz negro, espumante e amêndoas, ninhos de batata doce e azeite de ervas. O Sobrenatural servirá o Risotto ao Mello em homenagem a Mello Menezes. Bem conhecido no bairro, o Aprazível se inspira no artista plástico Zemog para servir o Peixe Tropical (peixe de água salgada assado em crosta de farinha d’água sobre molho de laranja e beterraba, com acompanhamento de arroz de coco com castanha de caju e banana da terra assada) Na Fantinatoca, a pedida será a Caldeirada de Frutos do mar que vai homenagear Smael, artista que tem uma série de trabalhos intitulada “Mistérios do fundo do mar”. E se a vontade, depois de tantas delícias, for adoçar o paladar, a Alda Maria Doces Portugueses incrementa o circuito gastronômico com a Lampreia, pastas de ovos com recheio de doce de amêndoa e chocolate, no formato de peixe, saudando a artista Cora Coralina.