Festival da Cultura e Gastronomia de Tiradentes terá formato híbrido

Entre os dias 18 e 26 de setembro, o Festival da Cultura e Gastronomia de Tiradentes acontecerá em formato híbrido, para se adequar ao atual momento e atingir um maior número de pessoas. Além de ações presenciais na cidade mineira, respeitando todos os protocolos sanitários, uma programação online voltará a ser disponibilizada, depois do sucesso do ano passado.

Indo para Tiradentes? Faça a sua reserva de hospedagem clicando no banner acima e, sem pagar nada mais por isso, ajude a manter o Maior Viagem sempre te atualizando com dicas de viagens

Leia também: Onde comer em Tiradentes? Confira as melhores dicas!

Para a edição de 2021, treze grandes chefs oferecerão jantares especiais, sete produtores estarão presentes na Mercearia Fartura presencial e dezoito no e-commerce, serão oferecidos trinta e seis cursos virtuais, trinta e dois shows agitarão a programação, além de e lives, dicas, muito conteúdo de qualidade e ações sociais.

Os jantares especiais, chamados “festins”, reúnem dois chefs em cada para trocar experiências e inovas na criação dos pratos. Com vagas limitadas, os encontros acontecerão em seis restaurantes de Tiradentes nos dias 24 e 25 de setembro:

– Matheus Paratella (Tragaluz) e Bel Coelho (Clandestino – São Paulo – SP);
– Rafael Pires (Mia) e Roberta Ciasca (Miam Miam – Rio de Janeiro, RJ);
– Ricardo Martins (Uaithai) e Paulo Shin (Komah – São Paulo, SP);
– Felipe Oliveira (Ora) e Jorge Ferreira (Olivia – Belo Horizonte, MG);
– Juliana Ferreira (Gourmeco) e Bruna Martins (Birosca – Belo Horizonte, MG);
– Gustavo Baccarini (Pacco & Bacco), Katia Barbosa (Aconchego Carioca – Rio de Janeiro, RJ) e Ronie Peterson (SENAC).

A Merceria Fartura é outro destaque do festival que tem como objetivo valorizar o pequeno produtor e a cultura de Minas Gerais. A parte presencial será no Largo das Forras, de 17 a 19 e de 24 a 26 de setembro, mas haverá também uma vitrine virtual que que contará com 18 produtores para os quais o público de todo o Brasil poderá fazer suas encomendas.

Como já é tradição no Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes os cursos ajudam a compartilhar conhecimento, dessa vez atingindo um públcio ainda maior com a transmissão online. Entre as aulas estão: a chef Mariana Gontijo ensina a fazer Comida de Reinado, enquanto André Pagannini apresenta comida de Buteco. Os segredos do tropeiro perfeito serão revelados pelo chef João Lombardi. Flávio Trombino é convidado para ensinar o preparo de sua caponata de jiló e uma bela torta de maçã fica por conta de Vanessa Vicente.

Lei também: Roteiro com tudo o que fazer em Tiradentes

O público também poderá ter acesso a palestras interessantes. É o caso de “Cozinha Afetiva – A gastronomia como ferramenta de reaproximação”, com Bruno de Oliveira; “Bolinho de Porco com Pão de Queijo” e “Feijão de Capitão”, com Adriano Vilhena; “Cobu, tradição e possibilidades”, com Renato Lobato; “Língua com Quiabo da Lapa – Técnicas e sabores de quintal”, com Luciano Avelar; “Bolos Artísticos – Desafios do sabor regional”, com Djenane de Souza Guimarães; “A simplicidade artesanal”, com Flávio Gomes e muito mais.

Mas o Festival da Cultura e Gastronomia de Tiradentes não para por aí. Profissionais que sabem tudo sobre cozinha e gastronomia compartilham seus segredos com o público na seção online “Dica do Chef”. Dezena de vídeos estarão disponíveis com dicas que incluem desde harmonizações, técnicas de preparo, até utensílios corretos para cada etapa de um prato.

Para deixar o clima ainda melhor, os shows e apresentações teatrais se concentrarão inteiramente nas plataformas digitais do Fartura – Gastronomia do Brasil. Dessa forma, mais pessoas podem curtir as atrações que foram selecionadas a dedo pelo curador Pedro Crivellari. Entre as mais de 30 atrações estão: Mestrinho, sanfoneiro que compõe a banda de Gilberto Gil; Duo Mitre – das irmãs Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (vibrafone e percussão); a flautista e compositora Marcela Nunes; Daniel Souza e seu quarteto, entre outros.

Por fim, serão realizadas ações sociais. O Fartura de Amor conta com
uma parceria com o futuro restaurante Liberdade, um projeto inovador e inédito no Brasil que terá uma cozinha dentro da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de São João del-Rei. O Fartura de Amor acontecerá em duas etapas, sendo que a primeira contará com chefs de cozinha preparando refeições para os recuperados da instituição e a segunda terá a mesma proposta, porém voltada para a população carente do Campo das Vertentes.

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes é realizado pelo projeto Fartura – Gastronomia do Brasil, apresentado pelo Bradesco, conta com patrocínio da Claro, Gasmig e Stella Artois, apoio da Rivelli, Verdemar, Wals, Tônica Antarctica e Sebrae Minas e parceria cultural do Sesc e educacional do Senac em Minas.